Espaço Cultural Fasa Unicap promove oficina de modelagem em argila

O térreo do bloco A se transformou no ateliê do Espaço Fasa Unicap Cultural na tarde desta terça-feira (4). O projeto promoveu uma oficina de modelagem com argila. Ação foi coordenada pelo ceramista e artista plástico Leopoldo Nóbrega. Catorze pessoas participaram da oficina. Homens e mulheres das mais diversas idades e perfis.

É o caso da estudante de Jornalismo do 3º período Ana Carolina Pires. “Estou achando massa! Nunca fiz argila, só quando era bem pequenininha e eu nem lembrava. É muito gostoso, é terapêutico”.

Quem também estava curtindo a oficina era o artista plástico e ceramista Geraldo Falcão, 60 anos. Apesar de lidar com a técnica, a atividade representou uma uma oportunidade de se sociabilizar. “Sempre costumo criar sozinho reservado. Fazer algo assim, no meio das pessoas, é diferente pra mim”. Ele também frisou o aspecto terapêutico da argila.

“É uma terapia porque além de mexer com arte, você está mexendo com três elementos da natureza: ar, água e a terra. É muito bom, muito gostoso você moldar, você fazer aquilo que vem na sua imaginação”, disse ele explicando que estava fazendo uma biqueira nos moldes de uma máscara.

A tarefa era justamente esta, soltar a imaginação modelando máscaras. Mas Leopoldo destaca que além da propriedade terapêutica, a argila estimula a criatividade em três dimensões. “Muita gente até já praticou o desenho, mas nunca tinha visto o desenho criar um relevo. Então a tridimensionalidade é um dos caminhos que a gente está trabalhando, além da arteterapia”, disse o consultor e curador do Espaço Cultural Fasa Unicap.