Mestrado em Ciências da Religião oferece curso preparatório gratuito à distância

O Mestrado em Ciências da Religião vai oferecer mais uma vez, pela internet e gratuitamente, uma iniciação ao campo de estudos da religião. Trata-se de um curso aberto, através do TELEDUC, de Aproximação às Ciências da Religião, destinado aos candidatos que têm interesse no Mestrado. Nele será possível acessar textos e audiovisuais de apresentação à área de estudos, além de interagir mais ativamente com os colegas e de contar com guias de pesquisa em sites e bibliotecas na rede mundial de computadores. Com isso, o candidato pode discernir melhor a sua linha de pesquisa e se preparar para o processo seletivo da oitava turma, que será em fevereiro.

Desse modo, além das disciplinas isoladas e seminários abertos oferecidos aos alunos especiais e das atividades de extensão abertas ao público interessado, os candidatos ao Mestrado poderão contar com mais um espaço, virtual, para nivelamento da turma e iniciação às Ciências da Religião. De fato, esse campo de conhecimento é interdisciplinar e recebe colaborações teóricas e estudantes das áreas de História e de Hermenêutica, dos cursos de Sociologia, Antropologia e Psicologia, bem como de Filosofia, Linguística e Teologia, entre outros – exigindo, contudo, que tais aportes disciplinares e metodológicos sejam redimensionados epistemologicamente com base na comparação empírica dos fatos e na busca hermenêutica de significados, através de uma lógica dialogal (as Ciências da Religião se articulam em torno da cultura epistemológica das controvérsias).

O espaço propedêutico que os professores estão lançando na internet visa, assim, a socialização das questões comuns e dos conceitos fundamentais do curso, para o público de formação heterogênea que chega a um Mestrado interdisciplinar. Se você tem interesse em cursar o Mestrado em Ciências da Religião da Unicap – ou conhece alguém que o deseja – não deve perder a oportunidade de adquirir um vocabulário básico e de inteirar-se da gramática dessa área de conhecimento e pesquisa. Participe desse treinamento, que ocorrerá no mês de novembro vindouro, na forma de estudo dirigido (a pessoa faz o seu horário para estudar), inteiramente pela internet e de graça.

As inscrições para o curso já estão abertas aqui: http://ead.unicap.br/~teleduc

Mais informações sobre o Mestrado: http://crunicap.blogspot.com