Escritório Modelo do curso de Arquitetura elabora projeto para centro comunitário em Camaragibe

O Escritório Modelo do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unicap realizou parceria com a Rede Nacional de Mobilização- Coep. O acordo resultou no projeto de um centro social para a comunidade de São Pedro e São Paulo, em Camaragibe. A apresentação aconteceu na tarde desta segunda-feira (19), na sala multiuso do bloco D da Católica.

A ideia surgiu como um exercício dos alunos do curso de Arquitetura e passou a ser gerenciada pelo Escritório Modelo, quando se viu no projeto potencial para ser melhorado e beneficiar uma comunidade de baixa renda.

A ONG Coep, que realiza trabalhos sociais em todo o Brasil, havia escolhido a comunidade de Camaragibe para receber uma iniciativa da entidade. Além de realizar a parceria com a Católica para a elaboração do projeto, a Coep também vai procurar parceiros para a construção do prédio.

O terreno de 360 m² vai abrigar a sede do centro social, que trará mais benefícios para os moradores visto que o prédio antigo já estava ficando pequeno para as atividades realizadas com mulheres, crianças e idosos, além do Caboclinho Canindé. O projeto , assinado pela professora Andrea Storch, coordenadora do Escritório Modelo, teve o apoio de quatro estudantes do 3º e 5º períodos. Eles observaram questões como ventilação, segurança e custos da contrução no momento de definir a planta, que constará de dois pavimentos, num dos quais haverá uma creche.

Padre Pedro Rubens, Reitor da Universidade Católica, estava na apresentação. Ele lembrou a origem dos nomes da localidade, dizendo que São Pedro e São Paulo contagiaram a sociedade da época em que viveram. Ele sugeriu que durante a construção do centro não fossem buscados apenas o apoio externo, mas também dos moradores. “A comunidade tem que se orgulhar e para se orgulhar tem que fazer parte”, disse o Reitor. Assim, acredita ele, verão o centro como uma conquista de todos.

Dona Josefa Maria, presidente do Conselho de Moradores, demonstrou gratidão a todos os envolvidos. “Estou encantada, pra mim é uma felicidade ver essa juventude, a gente agradece a inteligência deles e a boa vontade de fazer esse projeto”, disse se referindo aos quatro estagiários do Escritório Modelo de Arquitetura. Dona Maria Lima, vice-presidente do conselho, espera que o novo espaço vá permitir também a implantação de um laboratório de informática.

O estudante Daniel Chaves, do quinto período de arquitetura mora em Camargibe e acha “gratificante fazer o primeiro projeto na cidade onde vive”. Além dele, participaram as alunas Aliete Góes, Clara Guimarães e Roberta Niele.

O centro comunitário de São Pedro e São Paulo está localizado na Rua Rio Branco do Sul- 173 em Camaragibe.