Epistemologia marca tarde de debates
|A tarde desta terça-feira (28) foi marcada por uma série de debates sobre epistemologia realizada no auditório do CTCH . Os encontros movimentaram turmas dos cursos de Filosofia e Teologia durante o II Colóquio de Filosofia Política da Unicap.
O primeiro a falar foi o coordenador do curso de Filosofia, Prof. Dr. Danilo Vaz. Ele abordou a fundação estética do Estado numa perspectiva de Hobbes versus Aristóteles. “Ele se utiliza de argumentos estéticos de Aristóteles e não os políticos. Para ele, o Estado é uma imitação de Deus”, disse Danilo se referindo ao filósofo inglês.
Danilo ainda citou uma das obras clássicas de Hobbes, Leviatã. Segundo o professor, o livro contempla o sistema filosófico da súmula do conhecimento da época (1651). Hubbes teria ido de encontro ao pensamento anterior de Aristóteles ao defender que “a fundação do Estado é artificial, deriva de uma técnica e não a de que o Estado seria algo ligado à natureza humana”, explicou Danilo.
A epistemologia também foi o fio condutor da explanação do professor da Unicap, Gerson Júnior. Intitulada Epistemologia e Lógica: considerações sobre a análise de Gettier da definição tripartida do conhecimento, a palestra mostrou elementos dos argumentos do filósofo norte-americano críticos à forma clássica de conhecimento. “Gettier argumenta com termos lógicos e não epistemológicos”, disse Gerson.
A programação do colóquio segue hoje (28) à noite, das 19h às 21h, no auditório G2. Confira:
A cosmologia nietzschiana – Prof. João Evangelista Neto
Um debate acerca da cosmologia de Nietzsche à luz da física contemporânea – Prof. Antônio Cruz
A dimensão de domínio na constituição do ego – Prof. Pedro Efken