Boletim Unicap

Entidades jesuítas de ações sociais realizam encontro para troca de experiências

olma_slideEntidades jesuítas que desenvolvem ações sociais se reuniram em Salvador para trocar experiências e informações. O encontro teve a presença do secretário executivo do Observatório Nacional de Justiça Socioambiental Luciano Mendes de Almeida (Olma), Luiz Felipe Lacerda; do delegado da Conferência das Províncias Jesuítas da América Latina (Cpal-Social), Padre Roberto Jaramillo; e do Superior da Plataforma Apostólica Nordeste 2, Padre Alexandre Raimundo. A equipe do Centro de Ação Social (Ceas) também participou da reunião.

O Ceas apresentou o trabalho feito junto a agricultores familiares no interior da Bahia e aos movimentos sociais da capital baiana. A reativação da biblioteca e da Casa de Memória Popular (Campo) também esteve na pauta. O acervo chega a dez mil títulos, além de documentos exclusivos sobre a memória dos movimentos populares. O grupo ainda visitou dois espaços ocupados pelo Movimento dos Sem Teto da Bahia (MSTB) que têm o apoio do Ceas.

03-11-2016-olma-noticia-1Já o Olma apresentou o contexto de sua fundação diante da unificação da província dos Jesuítas do Brasil. As estratégias de atuação relacionadas à Amazônia, Juventudes, Migrantes e Refugiados e Educação Popular. “O maior desejo e o maior propósito do Olma é colocar-se a serviço dos centros sociais, obras núcleos e institutos no sentido de fortalecera promoção da justiça socioambiental e as redes de cooperação sobre as ações já desenvolvidas nas bases”, explicou Luiz Felipe.

O Padre Jaramillo falou dos programas  de Direitos Humanos, Moradia, Advocacy e apoio à agricultura desenvolvidos pela Cpal Social. Ele fez um convite a todos os centros sociais para participar de uma especialização em Incidência POlítica e Direitos Civis, Políticos e Sociais que terá início no ano que vem.

print

Compartilhe:

Deixe um comentário