Engenheira formada pela Católica vai receber prêmio da Construtora Odebrecht

Foto: acervo pesoal

A engenheira Sandra Batista dos Santos, 39 anos, formada em fevereiro deste ano pela Católica, é uma das agraciadas com o Prêmio Odebrecht de Engenharia 2010. A construtora lançou a premiação em 2004 e no ano seguinte realizava a primeira edição. Além de Sandra, também recebem o prêmio Thalita Cristina, da Universidade de Pernambuco (UPE), e Mariella Falcão, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

A história de Sandra chama atenção pela perseverança. Filha de pai carpinteiro, foi criada numa comunidade pobre do Recife e estudou o ensino fundamental em escola pública. Aos 18 anos concluiu o curso técnico em edificações no Centro Federal de Educação Tecnológica, atual Instituto Federal de Pernambuco (IFPE). Depois de formada, passou por vários empregos relacionados à Engenharia Civil, em órgãos como a EMTU, e a CBTU, onde trabalha atualmente. Essas experiências fortaleceram em Sandra o desejo de ser engenheira.

Sandra ainda chegou a cursar dois períodos de Licenciatura em Matemática, na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), mas o seu objetivo era mesmo a engenharia. Ela fez a prova do Enem, conseguindo um bom resultado, que lhe permitiu tentar uma bolsa do Programa Universidade Para Todos, o Prouni. Com o apoio do programa, ela pode iniciar, em 2004, o curso de Engenharia Civil na Católica.

“Como tinha pouco tempo pra estudar, eu estudava de madrugada, em ônibus, em todo lugar”, lembra Sandra. Mãe de uma menina de 12 anos, ela ainda tinha que conciliar o trabalho e a família com as aulas no sábado de manhã. O resultado da dedicação foi o destaque com a láurea do curso de Engenharia Civil da Católica. Da Unicap Sandra traz boas lembranças dos professores, com os quais podia contar sempre que necessário.

Sandra pretende se especializar em Manutenção e Recuperação de Estruturas e fazer mestrado em Cálculo Estrutural. Ela deve o êxito ao apoio da família, namorado, amigos e professores. A engenheira também agradece à Odebrecht pela iniciativa, que ela considera um exemplo de responsabilidade social e profissional da empresa.

Sandra ressalta que a perseverança foi fundamental para a conclusão do curso superior. “Estou muito feliz com a premiação, que considero uma vitória conquistada e a realização de um sonho, pois para chegar até aqui tive que derrubar muitas barreiras”, lembra a engenheira.

Segundo o gerente administrativo e financeiro da Construtora Odebrecht no Recife, Chafick Luedy, o objetivo do prêmio é incentivar o aprimoramento dos melhores formandos em Engenharia Civil das universidades pernambucanas. Entre os quadros de funcionários da empresa há profissionais que foram agraciados em edições anteriores da premiação.

A entrega do Prêmio Odebrecht de Engenharia acontecerá no próximo dia 9 de julho. Participarão da festa a pianista Crystal do Espírito Santo e os músicos da Orquestra Criança Cidadã que, assim como Sandra, também superam dificuldades para realizar um sonho. Outro convidado é o cantor Maciel Melo.