Energia Alternativa é tema de Palestra na Quarta Ambiental

O projeto Quarta Ambiental desta semana (18) discutiu as formas de energia alternativa no Brasil. A sala 801 do bloco G foi o cenário da palestra ministrada pelo mestre e doutor em Engenharia Elétrica, Milton Tavares de Melo Neto, da Compesa. Ele esteve com os estudantes para debater temas como o sistema elétrico brasileiro, matriz energética e fontes alternativas. “Nós temos um padrão hidrelétrico e nós temos como alternativa que estão sendo advindas hoje em dia a eólica, a solar e a biomassa. Vamos focar um pouco nisso, dando uma ideia aos alunos de como é a implantação, quais são as dificuldades, vantagens, desvantagens… Além de refletir um pouco sobre os impactos que essas usinas trazem na hora da implantação e do seu funcionamento”, explicou.

É comum se ter a ideia de que o Brasil explora poucos seus recursos naturais disponíveis para a geração de energia. Segundo Milton, isso se dá porque “cada país tem uma realidade. O Brasil é um país continental, que tem bacias hídricas muito robustas, ou seja, a gente tem um potencial hídrico muito grande, que a gente explorou muito, mas ainda tem um potencial a ser explorado. O Brasil tem uma cadeia produtiva para produzir energia, para fazer uma hidrelétrica muito bem estruturada. Outros países não tinham isso. A Dinamarca foi um país que desenvolveu a usina eólica. Mas, por que ele desenvolveu a usina eólica? Ela não tinha usina hídrica, ela não tinha usina nuclear. Ela tinha que desenvolver alguma coisa, então saiu na frente por causa disso.”

Esta Quarta Ambiental marca a retomada das atividades, que ocorrem quinzenalmente, agora sob coordenação da Profa. Dra. Roziana Cunha. A conversa contou com a participação de alunos dos cursos de Engenharia Ambiental, Engenharia Química, Física e Química.