Reitor da Católica e diretor do CCS participam do lançamento ao mar do 1º navio construído em Pernambuco

A Universidade Católica de Pernambuco prestigiou a solenidade de lançamento do primeiro navio do Programa de Modernização e Expansão da Frota (Promef), fabricado no Estaleiro Atlântico Sul (EAS), no Complexo Industrial e Portuário de Suape. A instituição foi representada pelo Reitor, Padre Pedro Rubens, e pelo diretor do Centro de Ciências Sociais (CCS), professor Leonel Morais.

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, a presidenciável Dilma Rousseff, o governador do Estado de Pernambuco, Eduardo Campos, o prefeito da cidade do Recife, João da Costa, ministros, deputados estaduais e federais, o presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, o presidente da Transpetro, Sérgio Machado, e o presidente do EAS, Ângelo Alberto Bellelis, foram apenas algumas das autoridades que participaram da cerimônia.

Segundo Padre Pedro, a importância da presença da Universidade em eventos dessa abrangência deve-se à necessidade de acompanhar os processos de desenvolvimento, com a finalidade de contribuir na formação de profissionais adequados para atuar no campo. Além de pensar na criação de novos cursos, Padre Pedro afirmou que há necessidade de rever a grade curricular das graduações, de modo que elas evoluam de acordo com o progresso estadual e nacional.

“Tudo o que é importante para o desenvolvimento do Estado é inserido na agenda da Católica. É preciso analisar quem estamos formando e de que maneira. São várias as áreas de graduação envolvidas nesse programa, como as engenharias, administração, economia”, ressaltou o Reitor.

O professor Leonel Morais está à frente de uma possível parceria entre o Complexo e a Católica, intitulada Programa Católica – Suape. O projeto consiste na contribuição da instituição de ensino às empresas sediadas no local. “A ação pretende envolver todos os centros acadêmicos, disponibilizando conhecimentos de diferentes campos aos profissionais que atuam no setor”, explicou o docente. O acordo ainda está no processo de análise, mas, segundo o professor Leonel, ele pode trazer bons frutos aos estudantes universitários e aos funcionários do Complexo.

Navegar é possível

Para muitos, o evento foi um marco histórico na indústria naval do Brasil. Trata-se da transformação de um sonho em realidade. O navio João Cândido é o primeiro dos 22 que vão ser construídos no EAS. Ao todo, 49 embarcações serão lançadas pelo Promef. Pernambuco está sendo pioneiro no processo. O nome da embarcação presta homenagem ao líder da Revolução da Chibata, que foi desencadeada contra os castigos físicos sofridos pelos marinheiros apesar do fim da escravidão.

O tamanho total do navio é de 274 metros de comprimento, equivalente a dois campos de futebol e meio. Ele pode comportar 1 milhão de barris de petróleo. Na manhã desta sexta-feira (7), houve o lançamento da embarcação que saiu do dique seco para o com água, onde ela receberá os últimos acabamentos. A primeira viagem está prevista para o mês de setembro.

Em um discurso mais que popular, que arrancou risadas e aplausos das milhares de pessoas presentes, o presidente Lula teceu comentários sobre o seu governo e o que representava a inauguração do navio. Respeito foi a palavra mencionada por ele para descrever a razão de muitas conquistas do mandato. “O navio João Cândido representa a autoafirmação de um povo, que, por muito tempo, foi esquecido internacionalmente. O Brasil só era lembrado pela taxa de analfabetismo e pelo índice de mortalidade”, recordou.

Segundo ele, a construção do navio era considerada impossível. O líder da República traçou uma comparação sobre a discriminação que antes existia em relação ao Brasil. “Vendiam a ideia de que tudo o que o Brasil produzia era chulo. Assim, nós nunca íamos virar uma nação”, comentou. Lula ainda atribuiu a palavra “ironia” ao fato de uma pessoa que não teve ensino superior ter viabilizado as construções de universidade e escolas técnicas espalhadas pelo Brasil.

“Com isso, saímos do jejum de anos sem construirmos um navio. Nós não podemos esquecer nossos sonhos. Aos poucos, com dedicação e coragem, eles se tornam realidade. Hoje vemos um sonho se concretizar”, pontuou o presidente da EAS. A exibição de um vídeo com depoimentos de alguns funcionários – verdadeiros protagonistas do projeto – corroborou a fala de Bellelis. “O presidente Lula foi um visionário nesse processo. Estamos fazendo história. Atualmente, o país passa a discutir emprego e investimento”, afirmou Sérgio Machado.

Já o governador Eduardo Campos destacou a atuação do presidente da República em prol de Pernambuco, além de ressaltar a participação popular na construção da embarcação. “A ação do estaleiro foi incorporada pela presença do povo”, enfatizou.