Encontro na Católica debate a mulher negra, lésbica e bissexual nos espaços de poder

Fotos por Izabela Alves

A Universidade Católica foi palco, na manhã de sexta-feira (3), do Seminário Mulher Lésbica e Bissexual, com o tema “Participação nos espaços de poder e controle social”. O evento teve o apoio da Universidade Católica de Pernambuco e da Secretaria Especial da Mulher, da Prefeitura da Cidade do Recife. Na quarta-feira (1), o tema da mulher homoafetiva também foi abordado, do ponto de vista do tratamento que a mídia oferece a esse grupo.

Durante sua palestra, a representante do Grupo de Mulheres Independentes do Rio Grande do Norte, Goretti Gomes, frisou a necessidade de se criarem políticas públicas específicas para mulheres negras, lésbicas e bissexuais. Ela lembrou que há ações públicas voltadas para o público feminino de modo geral, mas não contemplando grupos específicos. Um dos pontos nos quais ela defende a necessidade de mudanças é o sistema de saúde. A título de exemplo, algumas expressões utilizadas pelos profissionais se adequam ao público heterossexual, mas podem ser mal interpretadas quando dirigidas a mulheres lésbicas, prejudicando, inclusive o atendimento.

Outros temas tratados foram a participação feminina em partidos políticos e movimentos sociais. A professora Andréa Almeida Campos, coordenadora do Núcleo de Estudos de Gênero e Direitos Humanos da Unicap, foi uma das organizadoras do seminário. Ela disse não haver contradição no fato de uma instituição católica apoiar eventos referentes à homoafetividade. “A universidade combate qualquer tipo de preconceito, inclusive religioso,  e apoia toda iniciativa que proteja  dignidade humana”, destacou.

O Fórum de Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgêneros (LGBT) de Pernambuco também esteve presente e divulgou a 9ª parada da diversidade, que acontece no próximo dia 12, na Avenida Boa Viagem.