Encontro das Águas discute mudanças nas chuvas de Santa Catarina

As alterações no regime pluviométrico de Santa Catarina foram tema da palestra do Prof. Dr Álvaro José Back, realizada hoje (11) à tarde no auditório G2, durante o 6º Encontro Internacional das Águas. Esta região tem chamado a atenção de especilistas do mundo inteiro em decorrência de tornados e chuvas intensas provocadas pelas mudanças climáticas no planeta. Graduado em agronomia pela Universidade Federal de Santa Catarina, Álvaro José tem mestrado (Universidade Federal de Viçosa-MG) e doutorado (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) na área de Recursos Hídricos. Ele atua na Empresa Agropecuária e Extensão Rural (Epagri-SC) e na Universidade do Extremo Sul de Santa Catarina (Unesc).

De acordo com o professor Álvaro, o estado de Santa Catarina vem registrando aumento na quantidade e na intensidade das chuvas. Em determinadas regiões, há acréscimo de uma média de 60 mm de chuva a cada dez anos. “Temos estações com 80 anos registrando esses comportamentos e percebemos que há locais onde a precipitação pluviométrica passou de 1600mm para 1900mm em 30 anos”, explica ele ressaltando que isto está dentro do previsto nos planos de alterações climáticas globais.

O pesquisador explica ainda que as correntes de ar conduzem umidade da floresta Amazônica para o Sul do Brasil e por conta do desmatamento essas precipitações estão apresentando irregularidades. Ele cita como consequência as chuvas intensas e rápidas. Em 2008, a região de Blumenau sofreu uma das suas maiores enchentes, comovendo o País inteiro. Na época, cerca de 25 mil pessoas ficaram desabrigadas e outras 24 morreram. Vários outros municípios catarinenses do Vale do Rio Itajaí também foram atingidos. “Essa tragédia nos trouxe uma lição. A prefeitura criou a Secretaria da Defesa Civil para tratar dessas catástrofes e elaborou uma rede de monitoramento com sistema de alerta para prever tais eventos”, disse Álvaro.