Empresa Júnior Unicap é destaque em reportagem da Folha de Pernambuco

A Empresa Júnior da Universidade Católica de Pernambuco foi destaque em reportagem do jornal Folha de Pernambuco na edição da segunda-feira, dia 1/01/2018. A reportagem “Empresa Júnior é opção acessível”, escrita por Matheus Jatobá, aborda a participação dos pequenos e microempreendedores na economia do país e as dificuldades que eles enfrentam para encontrar consultorias para consolidarem suas marcas. A alternativa apresentada na reportagem vem das empresas juniores, organizações sem fins lucrativos e compostas por estudantes de graduação, que cobram um valor mais acessível que as consultorias tradicionais.

Em seguida, o repórter apresenta o caso da Empresa Júnior Unicap, como destaque no mercado, pela sua atuação multidisciplinar, nas áreas de publicidade e propaganda, arquitetura, engenharia civil e administração e por utilizar os recursos, provenientes das receitas, em qualificação dos membros, por meio de cursos, e na estrutura da empresa. Foram ouvidos o presidente da EJUnicap, João Pedro Thompson, e o empresário da Dinamika Soluções, Fernando Luiz.

Abaixo, leia a reportagem na íntegra.

Empresa Junior é opção acessível

Os pequenos e microempreendedores contam com uma alternativa para um serviço de consultoria por um preço alternativo

Por: Matheus Jatobá, da Folha de Pernambuco em 01/01/18 às 17H18, atualizado em 01/01/18 às 17H16

Os pequenos e micro empreendedores representam 27% do Produto Interno Bruto (PIB) e quase 60% dos empregos do país. Apesar da força que o grupo representa para a economia, eles enfrentam dificuldades para encontrar consultoria na hora de consolidar sua marca. Com o objetivo de ofertar esse serviço a um preço mais acessível, as empresas juniores surgem como uma oportunidade para o setor. As empresas são organizações sem fins lucrativos e compostas por estudantes do ensino superior, e são uma alternativa em paralelo as consultorias que cobram um preço mais elevado.

Com isso, a Empresa Junior Unicap, empresa vinculada à Universidade Católica de Pernambuco, se destaca nesse ramo, tendo o diferencial de ser multidisciplinar. Ela realiza serviços nas áreas de publicidade e propaganda, arquitetura, engenharia civil e administração, com uma maior diversidade de serviços no mesmo lugar. O serviço da empresa junior faz um mapeamento de toda a estrutura do empreendedor, para que ele saiba quais as deficiências do seu empreendimento, quais os pontos que ele pode investir mais, onde tenha um maior potencial.

Segundo o Presidente Institucional da Empresa Junior Unicap, João Pedro Thompsom, “o nosso cliente consegue pagar um preço mais acessível e ter um serviço bom. A empresa é formada por estudantes, e aqui colocamos em prática tudo que estamos aprendendo em sala de aula”, destaca Thompsom. “A empresa junior também é importante para o estudante, que dentro da empresa se capacita e leva com ele um aprendizado muito grande. Hoje em dia muitas empresas em seus processos seletivos, usam a participação em empresas juniores como um requisito para trabalho”, finaliza Thompsom.
Nas empresas, os únicos fins financeiros são para qualificação dos membros da mesma, investindo em cursos para que o aprendizado vá além da sala de aula, e investido também na estrutura da empresa.

O empresário Fernando Luiz, da Dinamika Soluções, empresa que fabrica móveis de aço, realizou mais de uma consultoria com a Empresa Junior – Unicap, e conta que o movimento é algo que deve ser valorizado pelas instituições de ensino e por alunos. “A empresa junior é muito vantajosa para o empreendedor, tanto pelo baixo custo, como pela qualidade dos serviços prestados, e por conta disso já estou chegando no meu terceiro contrato. É importante que movimentos como esse estejam no mercado, para que o estudante já chegue ao mercado de trabalho preparados”, destaca Luiz.