Dom Fernando Saburido participa de inauguração do Instituto Humanitas da Unicap

Prof. Cláudio, Padre Pedro, Dom Fernando, Prof. Lúcio e o Prof. Gilbraz

Dom Fernando Saburido, arcebispo de Olinda e Recife, participou, na noite de quarta-feira (19),  da inauguração do Instituto Humanitas da Universidade Católica de Pernambuco. A cerimônia, que integrou a abertura da Semana Teológica da Unicap e aconteceu às 19h, no Auditório G2 da Católica, teve sua mesa composta também pelo Reitor, Padre Pedro Rubens; pelo coordenador do curso de Teologia, professor Cláudio Vianney Malzoni; e pelos, também, professores do curso de Teologia Gilbraz Aragão e Lúcio Flávio.

A abertura do evento se deu com um momento de oração, onde Dom Fernando Saburido leu o Evangelho de João, Capítulo 17: “(…) Manifestei o teu nome aos homens que do mundo me deste; eram teus, e tu mos deste, e guardaram a tua palavra.(…)“. Em seguida, Dom Fernando disse: “Esta oração sacerdotal é pela unidade. Diante de tantas dificuldades, precisamos de união. Para vivermos plenamente, precisamos da ‘Palavra de Deus'”.

Após todos rezarem o “Pai Nosso” e a oração final, Dom Fernando elogiou o tema “Teologia e Espiritualidade: por uma teologia espiritual e por uma espiritualidade teológica”, da Semana Teológica 2010. O arcebispo ressaltou que, depois do Concílio Vaticano II em 1961, a Igreja foi renovada. “Hoje a Igreja valoriza ainda mais a ‘Palavra de Deus’ e precisamos renovar esta palavra na vida das pessoas e, isso, de forma motivadora”.

Os professores Gilbraz Aragão e Lúcio Flávio apresentaram suas intervenções sobre a temática da Semana Teológica, de forma bastante contextualizada.

Em seguida, o Reitor inaugurou o Instituto Humanitas da Unicap. Começou explicando que o primeiro Instituto Humanitas do Brasil foi criado em 2001, na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), em São Leopoldo-RS. O Instituto é um fórum de debate livre e diálogo aberto com a sociedade, sobre os temas mais diversos do interesse público, a partir do que constitui uma verdadeira universidade, caracterizada, sobretudo, pela visão crítica e diversidade de saberes, na busca da verdade.

Tendo a proposta da Unisinos alcançado uma maturidade de quase 10 anos, um reconhecimento e um estilo próprio, o Reitor elogiou essa importante iniciativa e propôs aos “companheiros jesuítas” desta Universidade-irmã uma “parceria operativa”. Isso sem ferir a autonomia, nem inibir a criatividade específica duas instituições. Padre Pedro manifestou, ainda, que gostaria de seguir a mesma pista e usar o mesmo nome, na perspectiva de ampliar a rede.

Com a aceitação da proposta por parte da Unisinos e a acolhida e disposição do Padre Lúcio Flávio, coordenador do Humanitas Unicap; a abertura do Padre Antônio Mota, coordenador da Pastoral, e a simpatia de outros jesuítas da Universidade, o outro passo foi a montagem da equipe. A equipe está formada por Carlos Vieira, Valter Avellar, Irmã Rosário e José Maria.

“A missão do Instituto Humanitas Unicap é explicitar ainda mais a identidade de uma instituição jesuíta, de inspiração cristã e aberta ao diálogo com a cultura e  sociedade, voltada para a excelência acadêmica que visa a excelência humana”, finaliza Padre Pedro Rubens.

Para encerrar o evento, Meca Moreno apresentou seu Cordel intitulado Instituto Humanitas Unicap: Sonho da Gente.