Disciplina Humanismo e Cidadania promove Júri Simulado para alunos do curso de Direito

Fotos: Marina Maranhão

A disciplina de Humanismo e Cidadania é obrigatória para todos os cursos da Universidade Católica de Pernambuco. Procurando despertar o interresse e a reflexão dos alunos para esses dois importantes temas, os professores Luiz Moura, Hermano Rodrigues e Luiz Justino promoveram na manhã de quarta-feira (26), no auditório G2 da Católica, uma aula diferente para alunos de três turmas do curso de Direito da Unicap.

Foi realizado um júri simulado, onde os estudantes  julgaram o ex-presidente de Cuba Fidel Castro. A principal questão abordada no julgamento era se Castro pode ser considerado humanista ou anti-humanista, a partir de discussões abordadas dentro de sala de aula sobre o tema Humanismo.

Simulando os trâmites de um júri real, as três turmas participantes tiveram cada uma delas uma função. Parte ficou responsável pelo papel de acusação, responsável por provar que Fidel é uma pessoa anti-humanista. Outra turma ficou responsável pela defesa do líder cubano, provando que le é um humanista, e uma última, representou a composição de jurados. “Os alunos só têm a ganhar com essa atividade. Eles aprendem de forma dinâmica, um pouco mais sobre o conceito de humanismo e cidadania, realizando um trabalho que é típico de seu curso”, explica Luiz Moura, professor de Teologia e Ciências da Religião da Unicap, que leciona Humanismo e Cidadania no curso de Direito da Católica.

O julgamento contou ainda com a figura de uma juíza, também aluna do curso de Direito, que ficou responsável pelas mediações dos comentários que eram feitos por defesa e acusação do réu.

O júri foi bastante acalorado, com discussões entre defesa, acusação e a plateia. Entre o intervalo de um argumento e outro por ambas as partes, a plateia se manifestava fazendo provocações para os advogados de defesa e acusação. O professor Luiz Moura, principal idealizador da realização do júri, também participou dos debates, fazendo algumas observações sobre tudo que era dito no julgamento.

Ao final das argumentações dos advogados de defesa e da acusação, os jurados se reuniram em particular com a juíza do caso e revelaram a ela a sua decisão sobre absolver Fidel, como líder humanista, ou acusá-lo, como sendo anti-humanista.

Com os votos na mão, a juíza anunciou a todos o veredito final da sentença. Por cinco votos a dois, o ex-governante de Cuba, Fidel Castro, foi decretado inocente, sendo então considerado humanista. Após a divulgação do resultado, a plateia que estava apoaindo a defesa, comemorou o resultado.

Ao término do júri, o professor Luiz Moura agradeceu a presença de todos, e disse esperar que esse tipo de dinâmica, tenha ajudado aos alunos a poder aprender um pouco mais sobre a disciplina e conhecer melhor o que se passa com Fidel Castro, figura de importância para a história mundial.