Católica lamenta morte do jornalista José Marques de Melo

A Universidade Católica de Pernambuco lamenta profundamente o falecimento do jornalista alagoano José Marques de Melo. Ele morreu na tarde desta quarta-feira (20), aos 75 anos, após sofrer um infarto fulminante em sua residência, em São Paulo. Formado na segunda turma de Jornalismo da Católica, em 1964, da qual foi o orador, José Marques de Melo foi o único ex-aluno do curso a receber o título de Doutor Honoris Causa da Unicap, em solenidade realizada em 2010, durante o 13º Encontro Nacional de Professores de Jornalismo.

Natural de Palmeira dos Índios, foi o primeiro Doutor em Jornalismo titulado por uma universidade brasileira (1973). Foi também docente-fundador da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Era considerado um dos principais pesquisadores na área de comunicação no Brasil. Formou-se também em Ciências Jurídicas e Sociais pela UFPE em 1965 e fez pós-graduação em Ciências da Informação Coletiva, no Centro Internacional de Estudos Superiores de Comunicação para a América Latina, no Equador, em 1966, antes de se mudar para São Paulo.

José Marques de Melo iniciou sua carreira acadêmica em 1966 como assistente do professor Luiz Beltrão, no Instituto de Ciências da Informação da Unicap. Ao chegar em São Paulo, foi convidado por Octávio da Costa Eduardo para trabalhar como diretor de pesquisa do Instituto de Estudos Sociais e Econômicos (Inese), onde começou a ganhar reputação como pesquisador comunicacional. Em 1967, fundou o Centro de Pesquisa da Comunicação Social, mantido pela Faculdade Cásper Líbero, então vinculado à PUC de São Paulo.

Na primeira gestão de Miguel Arraes à frente do Governo de Pernambuco, José Marques de Melo atuou como chefe de gabinete da Secretaria de Educação. Paralelamente, era repórter da edição local do jornal Última Hora, de Samuel Wainer. Quando teve o seu registro de professor da USP cassado pela ditadura militar na década de 1970, pensou em voltar ao Recife. “Eu sou um homem sertanejo e fico preso às minhas origens. Sempre tive vontade de voltar para a Unicap como professor de jornalismo. Porém, aqui em Pernambuco, nós estávamos ligados ao governo de Miguel Arraes e poderíamos ser presos”, relatou em entrevista ao jornalista Tércio Amaral, publicada no jornal O Berro, do curso de Jornalismo da Unicap.

José Marques de Melo tinha muita admiração pela Unicap. “Não poderia ser diferente, pois tive grandes professores na graduação, como o geógrafo Manoel Correia de Andrade, o historiador e jornalista Costa Pôrto e o críticco Amaro Quintas”, recordou na entrevista a O Berro.