Diretor do Museu Histórico Nacional debate patrimônio cultural

A Unicap sediou nesta quarta-feira (4) a palestra “Atualidade do Patrimônio Cultural: história e historiografia”, ministrada por Paulo Knauss de Mendonça, como aula inaugural do Programa de Pós-Graduação em História. Além de professor de história da Universidade Federal Fluminense, no Rio de Janeiro, Paulo é escritor e conta com 19 livros na área, sendo, também, diretor do Museu Histórico Nacional.

“É essencial pensar um pouco a atualidade do patrimônio, a diversidade dos bens culturais, além da diversidade dos agentes culturais que o patrimônio envolve”, comentou Paulo. A ideia de patrimônio cultural consiste no conjunto de todos os bens, de manifestações populares e tradições, sejam materiais ou imateriais, que carregam um valor histórico, cultural e de representatividade para determinado grupo ou local.

“É importante tratar da relação do patrimônio que o estado consegue proteger, com aquele que o estado não consegue proteger e está em risco. Muitos desses temas merecem ser pensados do ponto de vista da pesquisa e do estudo para amadurecer quais são as ações que devem ser desenvolvidas”, destacou.

O encontro, organizado pelo professor Tiago César, ocorreu no anfiteatro do bloco G4, sala 309, e contou com a presença do coordenador do curso de História da Unicap, Prof. Dr. Flávio Cabral, além de alunos da graduação. “Essas palestras são muito bem-vindas e ajudam a explicar em alguns temas que vemos em sala de aula. É basicamente uma prévia do que a gente vai ter que lidar no futuro, tanto como estudante quanto como profissional”, disse Natália Tenório, 20 anos.