Boletim Unicap

Fé e Alegria promove aula de História do Brasil

A Fundação Fé e Alegria em Pernambuco (Fya), juntamente com a Associação Nóbrega de Educação e Assistência Social e a Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), realizou na manhã desta sexta-feira (30) uma aula de História do Brasil com o professor Anderson Barbosa, que abordou o tema “Brasil República – Ditadura Militar”, no auditório G1 da Unicap, para os alunos do Pré-universitário.

O professor  Anderson Barbosa começou a aula explicando o conceito e a diferença entre ditadura e democracia. “Ditadura é um regime autoritário em que os poderes legislativo, executivo e judiciário estão nas mãos de uma única pessoa ou grupo de pessoas, que exerce o poder de maneira absoluta sobre o povo. Democracia é um sistema em que as pessoas de um país podem participar da vida política. Esta participação pode ocorrer através de eleições, plebiscitos e referendos”. Citou Chico Buarque de Holanda com a frase: “Dormia a nossa Pátria mãe tão distraída sem perceber que era subtraída em tenebrosas transações. Apresentou características da República Militar e duas correntes entre os militares que marcaram o período: Os de linha dura que queriam o continuísmo militar, até Médici; Os de linha moderada – devolução do poder aos civis em curto prazo(Geisel e Figueiredo).

Em seguida, o professor falou sobre o Golpe de 1964. “No dia 31 de março de 1964, tropas de Minas Gerais e São Paulo saíram às ruas. Evitando uma guerra civil, Jango deixou o país, refugiando-se no Uruguai. Os militares finalmente tomaram o poder. Os EUA, imediatamente, reconheceram o novo governo, que foi, depois, entregue aos militares”, explicou. Logo após falou sobre o que aconteceu no país durante o período de Castelo Branco (1964 – 1967) e Costa e Silva (1967 – 1969) – mencionou o Tropicalismo, que foi um movimento musical, que também atingiu outras esferas culturais (artes plásticas cinema, poesia), surgido no Brasil no final da década de 1960, passou u mvídeo sobre “o que foi a tropicália”, falou do “Milagre econômico” (1968 – 1973) e comentou  sobre a Junta Militar (31/8/1969 – 30/10/1969).

Também explicou sobre o governo de Emilio Garrastazu Médici (1969 – 1974), Ernesto Geisel (1974 – 1979) e João Figueiredo (1979 – 1985), e o que aconteceu durante essas fases. Exibiu uma parte do documentário “Além do cidadão Kane” e um vídeo sobre Geraldo Vandré. Depois da aula, os alunos responderam a uma ficha com 10 exercícios junto ao professor Anderson Barbosa.

print

Compartilhe:

Deixe um comentário