Dia do fisioterapeuta e do terapeuta ocupacional é comemorado com atendimentos na Praça do Derby

Treze de outubro é o dia dos terapeutas ocupacionais e dos fisioterapeutas. Para comemorar a data, cerca de 50 profissionais e acadêmicos das duas áreas  realizaram uma ação ao longo do dia na Praça do Derby.

A atividade teve o apoio do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Crefito), e contou com a participação de alunos e professores da Universidades Católica (Unicap) e Federal de Pernambuco (UFPE), da Faculdade Maurício de Nassau e da Prefeitura da Cidade do Recife. Os hospitais Oswaldo Cruz , da Universidade de Pernambuco, e Militar de Área, do Exército, e clínicas particulares também estiveram presentes na ação, que atendeu cerca de 300 pessoas.

Entre os serviços oferecidos estavam a aferição de pressão arterial, ginástica laboral, testes de memória e palestras. Segundo a professora Luziana Maranhão, presidente do Crefito, o conselho costumava realizar eventos internos no dia 13 de outubro, mas há alguns anos se viu que era necessário fazer algo voltado para a comunidade. Assim, os fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais passaram a realizar atividades em locais públicos, que divulgam as duas profissões, além de sensibilizar os gestores públicos para a importância desses profissionais no sistema de saúde.

Uma das pessoas atendidas na Praça do Derby foi a funcionária pública Vasti Silvano da Silva, de 50 anos, que apresenta uma disfunção na forma como os pés apoiam o peso do corpo. Em decorrência deste problema, ela sofre de dores na coluna. Dona Vasti soube pela TV que haveria atendimento na praça e foi lá depois do trabalho. Ela foi avaliada pelo professor Nilson de Morais, da Unicap, e recebeu orientações sobre o modo de caminhar, e correção da postura, com a finalidade de reduzir as dores.

Nilso de Morais, que também é fisioterapeuta do Exército, ressaltou que distúrbios como os posturais podem gerar repercussões até na vida profissional dos pacientes e que não basta tratar os sintomas, sendo necessário agir sobre as causas. Ele defende que os serviços de fisioterapia e terapia ocupacional devem estar presentes no sistema público de sáude, inclusive dentro de uma perspectiva de prevenção dos sintomas.