Designer da Unicap ministra oficina de ilustração em Garanhuns

Nas últimas quarta (24), quinta (25) e sexta (26), o designer da Assessoria de Comunicação da Unicap, Java Araújo, ministrou oficina de ilustração criativa para alunos da Escola Municipal Professor Mário Matos, no município de Garanhuns. A atividade foi voltada para o desenvolvimento das personagens do livro “O Pequeno Príncipe”, publicação definida pela coordenação pedagógica da escola para ser trabalhada pelos adolescentes o longo do ano de 2019.

Durante a oficina, que contou com a participação de 30 jovens entre 15 e 17 anos, foram exploradas técnicas de pintura, textura e desenho, deixando os alunos bem livres durante o processo criativo. “Começa de modo bem intuitivo e não racional, para que ninguém racionalize a ilustração. Ela parte de um trabalho em grupo, até se tornar um trabalho individual. Ou seja, todos criam. Foi uma experiência bem gratificante”, explicou Java.

Ao final da oficina, foi montada uma exposição, no próprio colégio, com os trabalhos produzidos pelos alunos e alunas. De acordo com o designer, isso estimula a produção dos adolescentes, que podem mostrar seus produtos finais e apreciar os dos demais. “Sempre finalizo com uma exposição para que cada um possa ver seu próprio trabalho e os dos companheiros. Vejam o que foi criado, a variedade de material que foi usado e a diversidade de ilustrações que surgiram.”

Além da oficina desta última semana, Java Araújo tem promovido encontros semelhantes. “Eu trabalho com desenho e ilustração e, nos últimos anos, também tenho feito oficinas como essa voltadas para jovens, crianças e adultos. Tenho tentado ampliar esse método a partir de experiências anteriores. Os alunos e alunas ficam encantados”, disse.