Desafios da biodiversidade marcam abertura do Simcbio/Conabio

A Organização das Nações Unidas escolheu 2011-2020 como a  Década da Biodiversidade. E este foi o ponto de partida das saudações da abertura oficial do IV Simpósio de Ciências Biológicas e do I Congresso Nacional de Ciências Biológicas realizada na noite desta segunda-feira (7) no auditório G2 da Universidade Católica de Pernambuco. A mesa foi composta pela Pró-reitora Acadêmica da Unicap, Profª Drª Aline Grego, representando o Reitor Padre Pedro Rubens; pelo diretor do Centro de Ciências Biológicas e Saúde da Unicap, Prof. Dr. Aranildo Rodrigues; pela presidente dos eventos, Profª Drª Bereneuza Brasileiro; e pelo coordenador do curso de Ciências Biológicas, Prof. Dr. Luiz Vital.

Aline destacou os desafios do crescimento sustentável ressaltando o momento vivido por Pernambuco com os investimentos do Complexo Portuário de Suape. A Pró-reitora também falou da satisfação da Unicap em receber os eventos. “É uma alegria receber o Simcbio/Conabio em função dos 60 anos de fundação da Unicap. Uma existência marcada pelo compromisso na formação de profissionais com excelência humana. Sintam-se abraçados pelo Padre Pedro”, disse Aline ao informar que, na ocasião, o Reitor estava em Porto Alegre onde tomava posse como um dos diretores da Associação Brasileira das Universidades Comunitárias (Abruc). Quem também explorou os desafios do desenvolvimento sustentável em sua fala foi o diretor do CCBS, professor Aranildo Rodrigues. “A sociedade já não aceita facilmente que o Meio Ambiente seja um entrave para o desenvolvimento e exige soluções efetivas”.

Já o professor Vital fez um breve balanço das últimas quatro edições do Simcbio destacando a novidade de realizar conjuntamente o primeiro Conabio. “Levamos a estudantes a oportunidade de ter aulas diferentes com professores de outras instituições para uma atualização do conhecimento”, explicou ele que faz planos para a edição internacional do evento prevista para 2012.  A presidente do Simcbio/Conabio,  professora Bereneuza Brasileiro,  falou sobre a expectativa positiva em torno da organização dos eventos. “A comissão organizadora trabalhou com determinação para proporcionar ao público um ambiente de alta qualidade técnica-científica. Esperamos que as mesas redondas, minicursos e plaestras sejam celeiros de debates e discussões proveitosas”.