DCE promove debate sobre a redução da maioridade penal

11879134_1023681787656521_2132264908710693812_o

Em parceria com a União dos Estudantes de Pernambuco, o Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Unicap promoveu debate sobre redução da maioridade penal. Realizado na noite de terça-feira (25), no auditório G1, o encontro fez parte da semana de calouro unificada e do ciclo de eventos promovidos pela UEP acerca do assunto.

A partir da intensificação da pauta, os eventos referentes à discussão da redução da maioridade penal no país se tornaram ainda mais constantes. Em resposta à necessidade do diálogo e esclarecimentos, os professores Manuela Abath e Manuel Uchoa juntaram-se ao coordenador técnico do Gajop, Romero Silva, e Murilo Corrêa, representante dos coletivos Redução Não e Além das Grades para levantar questionamentos e confrontá-los.

“O ciclo de debates tende a levar fundamentos, informações e argumentos às pessoas”, explica Marcus Vinícius, coordenador da UEP. “A partir de um crescimento massivo da população a favor da redução e inexistência de argumentos, nós trazemos o debate junto com o DCE da Unicap para dar mais acesso a uma informação fundamentada”, afirmou.

Considerando informações do Centro Internacional de Estudos Prisionais, do King College, de Londres, e dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o Brasil tem a 3ª maior população carcerária do mundo. Segundo o Ministério da Justiça, somente 1% dos crimes cometidos no país é praticado por crianças ou adolescentes.

“Em um estado onde as necessidades básicas não são atendidas, a Constituição também não é cumprida e a população mais pobre do país não tem direito ao mínimo. Quando existe uma carência financeira e de serviços, quando o estado não inclui, o crime vem e inclui”, afirmou o coordenador técnico do Gajop, Romero Silva.