Curso de Terapia Ocupacional da Católica comemora 10 anos

O curso de Terapia Ocupacional da Universidade Católica de Pernambuco está comemorando 10 anos de existência. Ao longo desse tempo, a Unicap formou mais de 200 profissionais. O terapeuta ocupacional pode trabalhar em hospitais, clínicas, consultórios, escolas, creches ou asilos. A remuneração inicial na iniciativa privada gira em torno de R$ 1.100, oo. No setor público, os salários para quem está começando a carreira chegam a R$ 2.000,00. “O profissional que atua prestando atendimento domiciliar tem um ganho financeiro maior”, explica a coordenadora do curso de T.O da Unicap, professora Márcia Crócia.

Vanessa elogia a estrutura da Unicap

Na grade curricular da Católica, a teoria de sala de aula logo é colocada em prática. “Amei a grade curricular da Unicap e os professores. Todos sempre muito solícitos. As disciplinas eram abordadas com profundidade. Minha turma tinha onze pessoas e isso facilitou muito a nossa integração”, relembra Vanessa Vieira, que se formou em 2008 e hoje atua como funcionária concursada no setor de reabilitação do INSS. A estrutura à qual Vanessa se refere está montada na  Clínica Corpore Sano.

São dezenas de laboratórios nos quais os estudantes prestam serviço à população de baixa renda sob a supervisão de mestres e doutores em T.O. “Fiquei muito satisfeita com o tratamento. Fui acompanhada por excelentes profissionais”, disse a paciente Poliana Albuquerque, que recorreu a técnicas de T.O durante a gravidez.

Um desses laboratórios é o de Atividades da Vida Diária (AVD). Neste ambiente, os pacientes são reabilitados nos afazeres do dia a dia, como se alimentar, tomar banho, trocar de roupa. Há também o de Tecnologia Assistiva. Nesta disciplina, os estudantes aprendem a adaptar utensílios como cadeira de rodas e cabos de talheres.

Algumas sessões também são realizadas fora do campus universitário. Através das ações na área de extensão do curso, foram firmadas parcerias com várias instituições e hospitais como o Ulisses Pernambucano, Imip, Santa Casa de Misericórdia, Secretaria Estadual de Saúde. Milhares de pessoas foram beneficiadas em comunidades do Recife (Chié, Caranguejo), Paulista (Mirueira) e Olinda (Peixinhos). Somente neste último bairro, trinta crianças da Creche Nossa Senhora da Ajuda foram assistidas.

“Também desenvolvemos um belo trabalho no Núcleo da Cidadania, no Ibura”, complementa a professora Márcia ao se referir à central de serviços mantida pela Universidade neste bairro da Zona Sul do Recife, onde também há assistência jurídica gratuita.

Ainda sobre o mercado de trabalho, as perspectivas, segundo a professora Márcia, são ótimas. “Terapeuta Ocupacional é a profissão do futuro. Nos últimos anos, várias portarias do Ministério da Saúde vêm garantindo a presença desses profissionais, o que possibilita concursos. Ano passado foram mil vagas oferecidas em todo o país”.

Outras informações sobre o curso de Terapia Ocupacional da Unicap podem ser obtidas pelo telefone 2119-4440