Curso de Teologia realiza arrasta-pé na Católica

Religiosos e estudantes de Teologia da Católica festejaram o São João na noite de terça-feira (08), na quadra de esportes do Bloco A da Universidade. Padres, freiras e seminaristas mostraram que estão sintonizados com as tradições nordestinas.

A comemoração teve início na capela da Unicap, com a celebração de uma missa e, às 18h 30, a festa começou na quadra de esportes.

O professor Marcos Almeida conta que a Universidade Católica já comemorou as festas juninas em locais como o Clube Português e o Círculo Militar, mas nos últimos anos a festa foi concentrada no espaço da própria Unicap. Com a mudança, a comunidade acadêmica pode brincar de um modo mais intimista.

O Reitor da Católica, Padre Pedro Rubens, também prestigiou a comemoração. Ele disse que a Universidade não é apenas um espaço de trabalho, mas também de inserção na cultura.

Além do arrasta-pé, o São João da Teologia teve poesia popular, quadrilha e comidas típicas. Entre os participantes da festa estavam seminaristas da Arquidiocese de Olinda e Recife. Eles deram exemplo de que o religioso não é alguém que se isola do mundo, mas vive o que ele permite desfrutar dando testemunho cristão. “O seguidor de Jesus deve ser feliz e alegre, não uma alegria alienada, mas com os pés no chão, vivendo integralmente a humanidade como Jesus viveu”, resumiu o Padre Luiz Alencar Libório.

José Romualdo, seminarista que atualmente está no terceiro ano do curso de Teologia, lembra também que nos seminários se valorizam as tradições populares, às vezes até promovendo eventos culturais.