Curso de Serviço Social comemora conceito 4 do MEC

Sandra Serviço Social 004O curso de Serviço Social da Universidade Católica de Pernambuco recebeu 4 no Conceito Preliminar de Curso (CPC), um dos indicadores de qualidade da educação superior divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).  O CPC avalia o rendimento dos estudantes por meio da nota do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), a infraestrutura da instituição, organização didático-pedagógica e o corpo docente. Em uma escala de 1 a 5, são considerados satisfatórios os cursos com conceito 3 ou mais. A coordenadora do curso de Serviço Social da Unicap professora Sandra Lima comemorou a conquista e concedeu entrevista ao Boletim Unicap.

Boletim Unicap – Na sua opinião, quais fatores levaram o curso de Serviço Social a esta considerável evolução?

Sandra Lima – Considero que o trabalho, a dedicação e o compromisso da equipe de professores e alunos foram os fatores determinantes, pois este resultado demonstra a qualidade do ensino que vem sendo construído e aplicado nestes últimos anos ao ponto de dobrarmos o nosso conceito.
B.U – O que este conceito (CPC) representa para o curso?
S.L – Representa um processo de inovação e de consolidação de uma nova fase que vem sendo construída em um curso que com mais de 40 anos de existência vem, através de conquistas com esta, avançando, se atualizando e acompanhando as exigências contemporâneas da formação profissional. Estamos concluindo o ano com a nota 4 na avaliação do MEC e agora 4 no ENADE. Estamos todos de parabéns.
B.U – Quais os diferenciais do curso de Serviço Social da Unicap que influenciaram neste desempenho tão positivo?
S.L – Além da qualidade do conteúdo das aulas, considero que os grupos de estudo e grupos de pesquisa com atividades regulares de leitura e discussão de textos, oficinas, visitas institucionais, e ainda as palestras e debates sobre diversas temáticas e o incentivo a participação dos alunos e publicação de artigos em eventos da área foram fundamentais neste desempenho. Essas iniciativas para além da sala de aula, enquanto suportes significativos para a formação dos alunos, contribuíram muito para o avanço do curso e para esta conquista.