Católica vai sediar cerimônia de premiação da 11ª Olimpíada de Matemática

OLIMPIADA-MAT

A Universidade Católica de Pernambuco vai sediar, no dia 26 de agosto, às 15h, no auditório G2, a cerimônia regional de premiação da 11ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas. O evento, promovido pelos ministérios da Educação e Ciência e Tecnologia e pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), tem o apoio da Secretaria de Educação de Pernambuco e da Unicap. Na ocasião, serão entregues oito medalhas de ouro, 30 de prata, 52 de bronze e 497 menções honrosas, além de premiação a 10 escolas e sete professores.

De acordo com o coordenador regional da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) e professor do curso de Matemática da Unicap, Vicente Francisco de Sousa Neto, a OBMEP é um projeto criado para estimular o estudo da matemática entre alunos e professores de todo o país. Promovida pelos ministérios da Educação e Ciência e Tecnologia, é realizada pelo Impa com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática.

A primeira Olimpíada de Matemática foi realizada em 2005, com a participação de 10,5 milhões de alunos, de 31 mil escolas públicas.  Na edição de 2010, foram reunidos 19,6 milhões de estudantes, de 44,7 mil escolas públicas em 99,16% dos municípios brasileiros. Os sucessivos recordes de participação fazem da OBMEP a maior competição de matemática do mundo.