Curso de Psicologia debate economia social

A Universidade Católica realizou quarta-feira (06) o 2º Fórum de Intervenção Psicossocial. O evento teve a coordenação da professora Maria Aparecida Craveiro Costa, do curso de Psicologia. Com o tema Economia solidária- o que a Psicologia tem a ver com isso”, o encontro discutiu novas formas de prática econômica que valorizem o respeito ao ser humano, em detrimento da competição decorrente do capitalismo.

A primeira mesa-redonda contou com a presença do coordenador da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da Fafire, Felipe Moraes, e do professor da UFPE

Aurino Ferreira Lima. Ele participa do projeto de extensão universitária Coque Vive. A estudante de Psicologia Nayana Maria coordenou o debate.

Felipe Moraes mostrou alguns problemas enfrentados pela sociedade, como fome, desemprego, consumismo e produção de lixo. Diante desse quadro, ele questionou o público sobre a possibilidade da existência de uma nova economia.

Segundo o palestrante, economia solidária permite novas possibilidades de inserção social pelo trabalho. Nesta proposta, o ser humano passa a ser  finalidade e sujeito da economia. “Temos que começar a pensar com nossas próprias cabeças”, disse Moraes  ao sugerir uma mudança de paradigmas.

Aurino Lima falou do projeto social que ele realiza no Coque, comunidade recifense com 40 mil habitantes. O trabalho tem o apoio da UFPE, do Movimento Arrebentando Barreiras Invisíveis (Mabi) e do Núcleo Educacional Irmãos Menores de Francisco de Assis (Neimfa).  Entre as atividades realizadas há  atividades culturais, religiosas e de educação infantil. Além de realizar parcerias com entidades como o Sesc.

Um dos pilares do trabalho é a compreensão mútua entre os envolvidos. Segundo o professor, muitos projetos não dão certo porque as pessoas não conseguem “viver juntas”, existindo relações de superioridade e inferioridade entre elas.

Apesar dos trabalhos sociais realizados, ainda há grande preconceito contra a comunidade, tanto que o projeto Coque Vive comercilaiza seus produtos no bairro da Torre. “As pessoas não entram no Coque devido a uma barreira invisível, então o Coque vai à cidade”.

Alguns dos resultados do Coque Vive são a implantação de uma biblioteca, produção audiovisual sobre o bairro e valorização dos movimentos sociais. Mais informações podem ser obtidas no site do programa. O endereço é http://www.coquevive.org.