Curso de Psicologia comemora 50 anos

O ano de 2011 será marcado como a época das comemorações. Além da festa maior de celebração dos 60 anos de fundação da Universidade Católica de Pernambuco, o curso de Psicologia também tem muito o que comemorar. Há exatos 50 anos, era criado pelo professor e psicanalista Ivan Correia o primeiro curso de Psicologia do Norte e Nordeste.

O clima no auditório G2, no bloco G da Universidade foi de nostalgia. Alunos, ex-alunos, professores e ex-professores se encontraram na última sexta-feira (21) para juntos reviverem as histórias presenciadas por eles durante meio século de estudos sobre a psicologia.

Participaram da mesa de abertura oficial do evento o Pró-Reitor Administrativo da Unicap e Reitor em exercício, Prof. Luciano José Pinheiro Barros; o Diretor do Centro de Ciências Biológicas e Saúde, prof. Aranildo Rodrigues de Lima; a coordenadora do curso de Psicologia da Católica, Profa. Dra. Albenise de Oliveira Lima; o ex-professor e fundador do curso de Psicologia da Unicap, o psicanalista Ivan Correia; Hermes Dorta Pessoa Filho, ex- professor de Psicologia da Universidade; o professor do curso Zeferino Rocha e a professora Verônica Brayner, Coordenadora de Graduação da Católica.

O Reitor em exercício, professor Luciano José Pinheiro Barros, em nome do Reitor da Universidade, Prof.Dr. Pe. Pedro Rubens, deu as boas-vindas a todos os presentes e aos membros da mesa de abertura do evento e parabenizou a todos que fazem ou fizeram parte do curso de Psicologia da Universidade. Luciano ainda fez votos que o curso continue tendo sucesso na formação de seus alunos e que tenha vida longa e que, nos próximos 50 anos, uma nova geração possa estar se reunindo mais uma vez para celebrar o centenário do curso.

A coordenadora do curso de Psicologia, Profª Drª Albenise de  Oliveira, em seu discurso, disse que fazer 50 anos é uma vitória para todos que fazem o curso de Psicologia. Também lembrou que ninguém vence sozinho e, que por isso, as alegrias pelo cinquentenário deveriam ser compartilhadas com as equipes que deram ao longo de todos esses anos suporte para o sucesso. A professora fez agradecimentos à Pró-Reitoria Acadêmica, à Coordenação de Graduação, à DGE, à DPA, à Biblioteca Central, à DAS, à Cogest, à Asseplam, à Assecom e ao CTI. Também não deixou de ser grata ao professor Aranildo Rodrigues, diretor do Centro de Ciências Biológicas e Saúde da Unicap, e aos funcionários do Centro. Albenise agradeceu também ao Centro de Teologia e Ciências Humanas, que foi a primeira sede do curso de Psicologia no início de suas atividades.

A professora Albenise se emocionou na parte final de seu discurso, ao homenagear alguns dos ex-professores e funcionários que já faleceram e que trabalharam por anos na Universidade. “Termino minha mensagem homenageando aqueles que espiritualmente continuam entre nós: Maria Auxiliadora Moura e Lúcio Flávio Campos, primeiros coordenadores do curso; Amaro, Gimel e Arlete, queridos funcionários; Mariza Monteiro, Zélia Melo e Amparo Caridade, inesquecíveis professoras. Para estes, peço uma salva de palmas”, disse emocionada Albenise de Oliveira.

Ivan Correia

O fundador do curso também não poderia deixar de falar. O professor e psicanalista Ivan Correia, ex-professor e idealizador do curso de Psicologia da Unicap, relembrou sua passagem pela Universidade, comentando sobre os bons e maus momentos que viveu durante os anos em que lecionou na Universidade. Não conseguiu esconder a felicidade que estava sentindo em poder voltar à casa, na qual passou tanto tempo trabalhando como professor e, mais ainda, pelo fato de ter começado a história de sucesso do curso. O professor também falou de suas experiências de trabalho dentro e fora da Unicap, do convívio com os ex-alunos e dos momentos conturbados, presenciados durante a ditadura militar, que na época de fundação do curso de Psicologia estava controlando tudo o que acontecia dentro do campus universitário.

“Sinto-me reconfortado em estar hoje voltando à Unicap, e participando de uma homenagem tão justa como essa, prestada ao curso de Psicologia, o qual tem muitas histórias boas para serem recordadas”, comentou o professor Ivan Correia.

Após a mesa de abertura, foram realizadas discussões sobre o tema “Por uma Psicologia que se transforma”, da qual fizeram parte a professora Consuelo Passos, responsável pela coordenação dos debates, a psicóloga Rosa Pereira, o psicólogo Romildo do Rêgo Barros e a psicóloga Maria da Conceição Costa, gestora do Conselho Regional de Psicologia, que, ao final do evento, entregou uma placa feita pelo conselho regional, em homenageou o curso de psicologia da Católica à coordenadora do curso, Albenise de Oliveira.

A celebração ainda foi marcada por depoimentos da plateia, que contava com vários alunos, ex-alunos, professores e ex-professores do curso, que deram um depoimento, expondo suas visões sobre o cinquentenário do curso. A festa também foi marcada por uma homenagem dos professores do curso à atual coordenadora, Albenise de Oliveira.