Curso de Medicina promove campanha de vacinação contra o vírus da gripe

O curso de Medicina da Católica, realizou na manhã do dia 5 de maio, campanha de vacinação contra a Influenza, no auditório Dom Helder Câmara, localizado no bloco A da Universidade. Essa vacina tem o poder de proteção contra os vírus H1N1 e H3N2 e o Influenza B. Junto ao Ministério da Saúde, os coordenadores informam que a vacinação é de extrema importância para toda a sociedade, pois todos os anos surgem vírus diferentes e, com isso, a vacina precisa ser aplicada de ano em ano.

O professor Paulo Freitas explicou que os alunos envolvidos na campanha são do segundo período do curso de Medicina e que esse serviço oferecido à comunidade é também uma aula prática para os estudantes. Apenas os alunos que têm mais experiência podem fazer as aplicações das vacinas, junto aos professores e aos funcionários da Secretária de Saúde.  “Os grupos prioritários são os das pessoas que estão em risco, como aquelas acima dos 60 anos e crianças com mais de 6 anos”, contou o professor. Ainda, segundo Paulo Freitas, essa é a primeira vez que os alunos deste semestre participam de uma campanha como essa.

A coordenadora do curso de Medica da Unicap, Prof° Dr° Erideise Gurgel, destacou a importância da prevenção contra o vírus da gripe. “Os alunos de Medicina estão fazendo um trabalho ativo na atenção primaria à saúde, que é justamente a prevenção de doenças”, explicou.  Ainda segundo Erideise, essa é uma campanha de grande importância, pois a comunidade universitária da Unicap possui mais de 10 mil alunos e cerca de mil professores e funcionários; e essa comunidade trabalha em conjunto, com isso a facilidade de transmissão do vírus se dá de forma ainda mais rápida.

Júlio Tertuliano é funcionário da Universidade e acredita que a vacinação é um meio de proteção contra as doenças que surgem no país. Segundo Júlio, essa é a primeira vez que ele toma a vacina dentro de seu local de trabalho. “Eu estou achando ótimo a vacinação ser aqui, na Unicap, pois na correria do dia a dia é muito difícil ir a um posto de saúde, e isso acontecendo aqui, é bem mais fácil tomar a vacina”, contou Júlio.

Para Leila Novaes, professora do curso de Medicina da Unicap, essa experiência faz com que os alunos aprendam na prática o que é ensinado na sala de aula e o que é importante para a saúde de uma forma geral da população. Além disso, o objetivo é desenvolver a habilidade educativa, lidando com a população. “Apenas os alunos que têm experiência podem aplicar as vacinas, mas sempre acompanhados dos seus professores, além dos funcionários do Distrito Sanitário I, como a técnica e os residentes, que são responsáveis pela vacinação, pois é preciso ter todo um cuidado, com a temperatura, por exemplo”, explicou a professora.