Curso de Letras realiza boas-vindas aos novos alunos

O curso de Letras da Universidade Católica de Pernambuco realizou na noite da sexta-feira, dia 17, na sala 801 do bloco G, a acolhida aos novos alunos. A coordenadora do curso, professora Flávia Ramos, deu as boas-vindas ao novatos. Com a sala cheia, professores e alunos veteranos realizaram a acolhida, bastante calorosa, aos novos alunos.

Os alunos foram recepcionados pela assessora do Centro de Teologia e Ciências Humanas (CTCH), professora do curso de Pedagogia e coordenadora do Programa de Iniciação à Docência (Pibid),  Maria do Carmo Motta. “É com muita alegria que nós estamos recebendo vocês aqui hoje na Universidade. Vocês vão observar que aqui na Católica o clima de trabalho é o melhor possível, aqui se trabalha muito o acolhimento dos alunos. O nível de exigência, com certeza, é alto, mas vocês vão constatar, através dos professores que, além da alta competência científica e técnica que cada um tem, há muito a questão do humanismo. Toda a filosofia da Universidade é baseada nesse humanismo, nesse acolhimento e o Centro de Teologia e Ciências Humanas (CTCH), que é o Centro de vocês, prima por esse acolhimento.

A Universidade é enorme, não só no aspecto físico, mas abarca atividades culturais, tem coral, atividades esportivas, tem uma biblioteca que é a melhor do Norte e Nordeste, muito elogiada e muito procurada não só pelos alunos da Universidade, como também pela comunidade. Então, vocês aos poucos vão entendendo, vão se inserindo e passando a amar a Universidade.

O desejo da gente é que nesse clima de partilha de alegria, de ajuda mútua, de seriedade de trabalho, vocês de fato saiam daqui profissionais, tanto, preparados do ponto de vista da competência para exercer a docência, quanto para desenvolver suas habilidades humanas. O gostar do processo de educar, de amar a docência, de buscar alternativas, ter alegria naquilo que vocês fazem, porque certamente as pessoas que passarem pelas mãos de vocês, vão sair com o diferencial, que a gente espera que vocês aqui também saiam. Boas-vindas! Desejo muitas realizações nesse percurso de vocês”, enfatizou a professora Mana, como é carinhosamente chamada.

Em seguida, a coordenadora do curso, professora Flávia Ramos, convidou a ex-aluna da graduação em Letras, da especialização em Língua Portuguesa e, récem-aprovada no Mestrado em Ciências da Linguagem na Católica, Ana Márcia Braga de Amorim, para contar sua experiência no curso, como incentivo para os novos alunos. “Eu estava na dúvida se fazia Publicidade ou Letras e uma professora de Redação me disse: ‘Não faça Letras, que você vai passar fome!’ Aí eu acabei tentando Publicidade, mas não entrei. Como conheço o professor do curso de Letras Robson Teles Gomes há muito tempo, ele me disse: ‘Por que você não faz Letras? Você gosta tanto de literatura!’ Eu acabei fazendo, mesmo sem ser minha primeira opção. Mas quando entrei no curso, já na primeira semana eu estava apaixonada. Acho que uma coisa que me fez gostar ainda mais do curso de Letras foi o entrosamento que eu tinha com a turma. Tenho um amigo, que já no primeiro mês disse: ‘Vamos fazer formatura!’ Aquela emoção de vamos começar a organizar nossa formatura e resolveram escolher a frase da turma. Ai ele criou: ‘São as letras que compõem a minha vida!’ Aí a gente disse como vai ser a frase da turma, vamos colocar ‘são as letras que compõem as nossas vidas’ e desde o começo essa ideia do universo das letras fazer parte da nossa vida acabou me encantando mais ainda.

No segundo período, eu comecei a estagiar em duas instituições diferentes, uma em Boa Viagem e a outra no Rosarinho, onde hoje eu leciono. Outro diferencial, para mim, desde o começo, foi estar diante de desafios tão diferentes, um, corrigindo redação, o outro em contato direto com os alunos. Então, o curso acabou sendo melhor, porque eu estava tendo a experiência diversa. Após um ano de estágio, surgiu a possibilidade de participar do Programa de Iniciação à Docência (Pibid). Robson incentivou a gente a fazer. Passei dois anos no Pibid e, para mim, foi uma experiência ímpar. A gente aprendeu muitas coisas, a teoria e a prática que eu tinha na escola particular, de classe A, e a escola de Governo contribuíram muito na minha formação.

Depois que conclui a graduação, me matriculei na pós em Literatura Portuguesa, por sugestão da professora Flávia Ramos. Passei 2015 e uma parte de 2016 fazendo pós. Foi muito interessante, porque foi um aprofundamento de alguns pontos específicos da graduação. A gente sabe que na Graduação a gente não aprende tudo. Também temos que buscar mais conhecimento para ir melhorando. Foi muito enriquecedor porque eu dei continuidade e, agora, decidi fazer o Mestrado em Ciências da Linguagem, aqui na Católica, porque aqui é minha segunda casa. Vocês vão perceber que aqui vocês vão ter uma relação totalmente acolhedora”, disse Ana Márcia.

Em seguida, Flávia Ramos apresentou os professores presentes na sala de aula e, no final, os alunos do DA de Letras deram alguns informes e falaram sobre a Carteira de Estudante.

Acompanhe as fotos.