Curso de Fonoaudiologia da Católica participa da programação do Dia Mundial da Voz

Sem dúvida a voz é uma das ferramentas fisiológicas mais importantes do ser humano. Cuidar dela é algo recomendado por todo médico e tomar bastante líquido é uma das melhores dicas. No dia 16 de abril, foi comemorado o Dia Mundial da Voz e, em Pernambuco, a sociedade dos otorrinos disponibilizou 150 exames de videolaringoscopia gratuitamente para a comunidade. Empenhados em realizar a triagem, os fonoaudiólogos ficaram responsáveis em aplicar um teste vocal para selecionar as 150 pessoas com mais urgência para realização do exame.

Como prova da qualidade do curso de Fonoaudiologia da Católica, neste ano a Unicap foi uma das escolhidas para realizar a triagem, que aconteceu entre os dias 17 e 19, no 6º andar do bloco B. À frente da coordenação do curso, a professora Conceição Silveira é quem recebeu os candidatos e fez a avaliação. “É um processo padronizado. Todos recebemos uma ficha com o mesmo questionário e a partir dele, concluímos a avaliação. Hoje já atendi 8 candidatos, mas apenas duas pessoas tinham realmente urgência para fazer o exame”, frisou a professora, que optou pelo atendimento durante a noite para que os alunos do curso, que é oferecido apenas nesse turno, pudessem participar ativamente.

Entre os 11 alunos envolvidos estavam Camila Marinho e Marina Catunda, alunas do 3º período. Para elas, estar participando deste projeto é da maior importância na hora de casar o teórico e o prático, já que neste semestre estão cursando a cadeira Desenvolvimento da Fonação, ministrada pela professora Conceição Silveira. “Apesar de nem sempre ficarmos dentro da sala, temos o espelho vidro. Os candidatos veem apenas um espelho, mas nós, do outro lado da sala, estamos assistindo algumas consultas. É ótimo poder participar e observar a professora aplicando os exercícios”, garantiu Camila.

A Clínica de Fonoaudiologia da Unicap funciona de segunda a sexta, nos turnos da manhã e tarde, no 6º andar do bloco B, com atendimento gratuito.