Curso de Arquitetura e Urbanismo da Católica comemora 10 anos com palestra de arquiteto português

Foto: Carolina Nogueira

A Universidade Católica de Pernambuco recebeu nesta terça-feira(20) o arquiteto português, Gonçalo Castro Henriques (foto à direita), que fez a palestra “Promessas Digitais (Realidades Materiais)”. O encontro marcou as comemorações dos 10 anos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Católica de Pernambuco e do programa de extensão, o qual permite aos

Arquiteto titular do grupo X-REF

estudantes à integração de novas ideas trazidas por profissionais. A palestra reuniu boa parte do corpo docente do curso de Arquitetura da Unicap e, também, professores da Universidade Federal de Pernambuco, além dos alunos – em grande peso – das duas instituições.

Todo este interesse porque Gonçalo trouxe ao Brasil um novo conceito de arquitetura. Uma arquitetura digital, pautada, basicamente, na utilização de tecnologia e sistemas digitais. “Um novo tipo de construção emerge, quebrando barreiras entre disciplinas profissionais antes separadas e especializadas, estimulando novos tipos de colaboração. Há atualmente projetos pensados e executados de uma forma totalmente digital, com recurso das novas tecnologias CAD e CAM. Neste tipo de processo, a concepção, a análise estrutural e escolha de materiais fundem-se e resultam na produção do projeto diretamente através de máquinas de controle numérico ou (CNC)”, explica o professor da Universidade de Lisboa, referindo-se aos novos softwares e sistemas aplicados à esta nova forma de arquitetura.

O arquiteto expôs uma seleção de trabalhos realizados ao redor do mundo com este modelo de arquitetura, entre eles estão o edifício The Bubble, que serviu por duas vezes como pavilhão da BMW em exposições na Alemanha (IAA – Internationale Automobil Ausstellung 1999, em Frankfurt; Expo2000, em Munique) e o ponto de ônibus em Hoofddorp. O abrigo para passageiros encontra-se numa zona de passagem, rodeado por viadutos de circulação de automóveis em alta velocidade e acessos locais, inserido no parque de um hospital.

No primeiro projeto, o sistema de construção utilizado permitiu que o edifício fosse transportado em peças e montado na obra, resultando na possibilidade de desmontar e reinstalar noutro local.

Este conceito chama-se desconstrução, e cai no âmbito da construção sustentável. Já o segundo projeto foi feito completamente de espuma de poliuretano expandido (EPS), revestido com poliéster e é, como tal, a maior estrutura sintética do mundo.

Gonçalo Castro Henriques é arquiteto titular do grupo X-REF. Trabalhou e estagiou com o grupo ARX-Portugal. Tem formação pela Universidade do Porto (Portugal). Depois de ter estudado na Holanda, fez  mestrado em Barcelona e, atualmente, leciona na Universidade de Lisboa.