Curso de Engenharia Civil da Católica conquista conceito 4

O curso de Engenharia Civil da Universidade Católica de Pernambuco alcançou conceito quatro (a escala vai até cinco) na avaliação realizada pelo Ministério da Educação para a renovação de reconhecimento do curso. Representantes do MEC visitaram, entre os últimos dias 7 e 10 de março, salas de aula, laboratórios e toda a estrutura oferecida pelo curso. O resultado foi divulgado nesta sexta-feira (19) e foi duplamente comemorado por professores, alunos e funcionários. O curso de Engenharia Civil completou 40 anos no mês de janeiro. “Mais uma vez, estamos de parabéns graças ao trabalho coletivo dos administradores, coordenadores, professores e funcionários”, afirmou o coordenador do curso, o professor Antonio Oscar C. da Fonte.

Ligada ao Centro de Ciências e Tecnologia da Católica, a graduação em Engenharia já formou mais de 2.858 profissionais. São oferecidas 120 vagas nos turnos da tarde e noite. A grade curricular contempla 4.050 horas de aula. A excelência acadêmica do curso vem chamando a atenção dos estudantes do Ensino Médio. A cada vestibular, a relação candidato vaga vem aumentando: 2000 (0,98); 2001 (0,80); 2005 (1,1); 2009 (3,8).

Os avaliadores do MEC também levaram em consideração as várias medidas adotadas pela coordenação do curso ao longo dos últimos anos para aperfeiçoar o ensino. Um dos itens avaliados foi a organização didático-pedagógica. Outro aspecto destacado no relatório técnico é sobre os laboratórios. “Instalações específicas, equipamentos e materiais necessários à realização das atividades acadêmicas do curso estão implantadas e em funcionamento, em quantidade e qualidade adequadamente coerentes e compatíveis com a proposta curricular”, analisa o texto do documento oficial.

Os representantes do MEC também avaliaram o corpo docente do curso e o resultado também foi ótimo. “Verificando-se nas pastas dos docentes disponibilizadas pela Unicap, percebeu-se que grande parte dos docentes possui experiência em docência há mais de quatro anos na instituição, o que está muito além do estabelecido no referencial mínimo de qualidade”.