Curso de Arquitetura promove palestra sobre o papel dos arquitetos nas construtoras

Fotos: Rafael Sabóia

O curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Católica de Pernambuco promoveu sexta-feira (16), no auditório G1, palestra com o arquiteto Josemar Ferraz, da construtora Moura Dubeux.  O objetivo do encontro foi proporcionar um diálogo com os estudantes do curso para esclarecer as principais dúvidas sobre o mercado de trabalho e “apresentar” o papel dos arquitetos dentro das construtoras. O evento faz parte do programa mensal de palestras e existe desde a criação do curso.

A coordenadora do curso de Arquitetura da Católica, professora Andréa Câmara, responsável pela viabilização do encontro, deu as boas-vindas aos estudantes, já alertando-os com o seguinte questionamento: “Como é que a gente faz para mudar a cara do mercado?”, destacou. A ideia foi deixar os participantes em um clima reflexivo a cerca dos desafios e mudanças que acontecem diariamente no ramo.

Formado há 30 anos em Arquitetura e com sete anos de trabalho só na construtora Moura Dubeux, Josemar Ferraz utilizou a sua experiência diária para esclarecer as principais dúvidas dos participantes. “O trabalho dos arquitetos dentro das construtoras é um trabalho novo, por isso temos que ter a visão da arquitetura enquanto estrutura”, destacou Josemar, que fez uma breve apresentação com slides, ressaltando as características que o profissional precisa ter para conseguir um emprego dentro dessas empresas. “É preciso olhar o projeto e ver o que a gente pode melhorar enquanto produto”, explicou.

Depois da apresentação de Josemar, os professores de Arquitetura da Católica Ana Luiza e Albérico Paz Barreto foram convidados para compor uma mesa de debates junto com o palestrante. “A participação de Josemar aqui vai abrir a visão de vocês para mais esse setor de trabalho dentro das construtoras”, comentou o professor Albérico.

Ainda no primeiro período do curso de Arquitetura, mas com um perfil empreendedor, o estudante Wil Correia, 22, disse que pretende investir na área. “Eu gostei muito da palestra. O palestrante tem muita experiência para falar sobre mercado de trabalho e isso desperta o interesse dos estudantes”, concluiu.

Amanda Amorim, 18, está cursando o 2º período do curso e já aguarda ansiosa pelo próximo evento. “Espero que a gente tenha outras palestras como essa. Gostei do profissional, da forma como ele falou. Ele conseguiu mostrar que as construtoras, realmente, são mais uma oportunidade de atuação para os arquitetos”, frisou.