60 anos da Católica são comemorados com plantio de 60 árvores no Espaço Criança Esperança

Fotos: Marina Maranhão

Um ato em prol da natureza aconteceu na última sexta-feira (30) no Espaço Criança Esperança em Jaboatão dos Guararapes. A Universidade Católica de Pernambuco, em parceria com a Unesco, Rede Globo Nordeste, Prefeitura de Jaboatão, Exército, Criança Esperança, Instituto Humanitas Unicap, Liceu Nóbrega, Fundação Fé e Alegria e a ONG Sabiá, plantou 60 mudas de árvores em comemoração aos seus 60 anos de fundação. Alunos do Liceu, Criança Esperança e Fé e Alegria puderam compartilhar essa experiência juntos.

“Plantar 60 árvores como forma de comemorar os 60 anos da Católica é um ato simbólico, mas o simbolismo é no sentido de algo real. É como se nós fossemos plantar monumentos de vida. E agora que já temos a associação da ONG Sabiá vamos instigar as comunidades para também fazerem essa parceria a fim de plantarmos árvores em outros lugares”, ressaltou o Reitor da Unicap, Padre Pedro Rubens.

Além do plantio das 60 mudas, os estudantes e participantes da celebração puderam estar presentes na inauguração da placa da Unicap, que ficará na praça em frente ao 14° Batalhão do Exército, localizado no bairro de Socorro, em Jaboatão dos Guararapes. A placa é uma homenagem de toda a comunidade pelos 60 anos da Católica. Ao lado do monumento, foi feito o plantio de um pau-brasil.

O coordenador de Extensão da Unicap e coordenador do Criança Esperança, professor Alcivam Oliveira, destaca a importância de programas de extensão da Católica: “Esta é a primeira ação conjunta de participantes de três programas de extensão da Unicap; programas de parceria junto a estudantes da educação básica. Essa oportunidade desses alunos se conhecerem pessoalmente é muito gratificante. Nós estamos participando agora, mas já temos 180 meninos trabalhando em um programa, 180 em outro e 150 em outro, totalizando um público final de 500 crianças e jovens atendidos. O tema que estamos trabalhndo é meio ambiente e, nessa área que estamos plantando hoje essas árvores, temos a intenção de futuramente fazer um parque para a sociedade,” revelou.

A diretora do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT, professora Arminda Saconi, fez parte dessa parceria e estava lá para ajudar a todos: “A Unicap está fazendo a parceria com esse plantio para comemorar seus 60 anos e o Criança Esperança, Liceu, Fasa, Fé e Alegria, ONG Sabiá, Rede Globo, Unesco, Exército, Prefeitura de Jaboatão estão todos nos ajudando, pois sozinhos não conseguimos quase nada. Quanto mais parceiros tivermos, vamos achar perfeito. Esse projeto de plantar um milhão de árvores já vem acontecendo, e nós agora estamos integrando a Unicap”, destacou.

O evento ainda teve a participação do Coronel Ribeiro do 14º Batalhão do Exército e da organizadora da ONG Sabiá, Maria Cristina.

One Comment