Concurso Nacional de Monografia Orlando Di Giacomo Filho tem três pernambucanos no pódio

Fonte: Diario de Pernambuco
Eles são estudantes do curso de direito da Unicap
Três estudantes pernambucanos conseguiram um feito inédito no país ao colocarem o mesmo estado no pódio do Concurso Nacional de Monografia Orlando Di Giacomo Filho, destinado a estudantes de direito de todo o Brasil. A edição tem o objetivo de estimular o estudo e a pesquisa de um tema proposto pelo Centro de Estudos das Sociedades de Advogados (Cesa), que promove a premiação dos três melhores trabalhos acadêmicos. Este ano, as medalhas de ouro, bronze e prata vieram para Pernambuco. O primeiro lugar do maior concurso nacional de monografias jurídicas ficou com Sérgio Araújo, o segundo com Vitor Beltrão e o terceiro com Maria Eduarda Moreira. Além da vitória, eles têm outras características em comum: são estudantes da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e estagiários do escritório Coelho & Dalle Advogados.
O concurso, que recebeu inscrições de todo o país, é aberto a estudantes que estejam cursando a partir do terceiro semestre de graduação em direito em qualquer faculdade brasileira reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). O candidato não pode ter concluído o curso. Na 11ª edição, o assunto foi “Sigilo, Discrição e Confiança no Exercício da Advocacia”. Para participar, os estudantes precisaram escrever individualmente sobre o tema. Além disso, o trabalho não podia ser identificado com o nome, identificação do escritório do estágio ou assinatura do autor. “Esse sigilo fazia parte das regras e, por isso, o próprio Cesa ficou surpreso quando, ao checar as três primeiras notas, ver que todas eram de estagiários do mesmo escritório (e alunos da mesma universidade)”, pontuou a advogada do escritório Coelho & Dalle, Ana Carolina Lessa.
De acordo com as regras do Cesa, os trabalhos deviam ter entre 25 e 35 páginas e serem compostos por capa transparente, folha de rosto, sumário, introdução, desenvolvimento, considerações finais e bibliografia. O período de entrega das monografias foi de maio a novembro do ano passado. Depois, uma comissão julgadora escolhida pelo Comitê de Ensino Jurídico e Relações com Faculdades do Cesa avaliou as produções acadêmicas. O resultado foi divulgado na última terça-feira, e a premiação acontecerá em São Paulo, em data ainda não informada. Os estudantes premiados vão receber um notebook ultrafino dois em um (notebook e tablet). “Convocamos os estagiários do escritório a participarem do concurso, mas não fizemos imposições. O mérito é todo deles”, disse o sócio do Coelho & Dalle, Eduardo Coelho. “Recebemos com muita alegria a notícia, pois temos uma preocupação grande com a função pedagógica do estágio”, completou o sócio Ricardo Dalle.
O Cesa, que promove o concurso há 11 anos, foi fundado em 1983 e é uma associação constituída por sociedades de advogados regularmente inscritas na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). A associação tem como objetivo promover estudos e manifestar-se sobre questões jurídicas e assuntos relacionados à administração da Justiça e à advocacia junto aos órgãos de classe e entidades nacionais e internacionais.