Concluintes do CTCH colam grau

Por Carolina Oliveira

Cerca de 300 pessoas acompanharam a colação de grau das turmas do Centro de Teologia e Ciências Humanas (CTCH), que ocorreu às 14h desta terça-feira (31) no auditório G2 da Unicap. Os formandos são dos cursos de Filosofia, Pedagogia, Letras, História e Teologia.

Os momentos iniciais foram marcados pela exibição do vídeo institucional, que mostra brevemente o histórico da Universidade durante seus 60 anos de existência. Ao fim da exibição, Daniel França, jornalista da Assessoria de Comunicação da Universidade Católica de Pernambuco, chamou à mesa o Reitor da Unicap, Padre Pedro Rubens; o diretor do CTCH, Degislando Nóbrega; o coordenador do curso de Filosofia, Danilo Vaz Menezes; o coordenador do curso de História, Luiz Carlos Luz Marques; a coordenadora do curso de Letras, Flávia Tavares da Costa; a assessora do CTCH, Maria do Carmo Mota, que representou a coordenadora do curso de Pedagogia, Elba Leicth; o coordenador do curso de Teologia, Cláudio Vianney Malzoni; a secretária do CTCH, Maria Gorete Santana, e Diego Cabral, representando a Diretoria de Gestão Escolar (DGE).

Em seguida, todos ficaram de pé para o ouvir o Hino Nacional, que foi sucedido pelo discurso do Reitor. Ao longo de seu fala, Padre Pedro agradeceu aos pais pelo investimento na educação superior de seus filhos, e ressaltou o papel dos formandos diante do desenvolvimento do estado e do país. O professor Degislando Nóbrega registrou em palavras as marcas que os formandos deixarão para a Universidade, e traçou um paralelo entre a realidade do tempo de sua formação e o atual cenário das turmas que concluem sua graduação, ressaltando a velocidade com a qual o conhecimento vem sendo propagado.

O coordenador do curso de Teologia falou de forma geral sobre os cursos do CTCH, representando os demais coordenadores situados à mesa. Dirigiu-se enfaticamente aos concluintes que se encaminham para a carreira de professor, trazendo aos presentes a importância do respeito a esta figura. Ao passar a palavra para os alunos, o professor Cláudio Vianney abriu espaço para que o orador Anderson José Barbosa Santiago, concluinte de História, agradecesse pelas conquistas e fizesse um balanço sobre a caminhada que o levou à formação. Tacila Alves da Silva, recém-formada no curso de Letras, aproveitou o momento como oradora para tecer agradecimentos aos pais dos alunos pelos ensinamentos de dignidade, pela doação e renúncia em prol dos filhos.

Dando prosseguimento à solenidade, Daniel França anunciou os nomes dos laureados: Ednaldo Menezes de Lima foi destaque em sua turma de Licenciatura em Filosofia, assim como João Fernandes de Oliveira Neto obteve a láurea pela Licenciatura em História. Na Licenciatura em Português, o nome posto em relevo foi o de Carlos Alberto dos Santos Brandão. Já na Licenciatura em Português/Inglês, a laureada foi Ana Michelle da Silva. Priscilla Lima Feijó de Melo festejou seu destaque diante dos colegas da Licenciatura em Português/Espanhol, assim como Joelma de Medeiros Ramos, que recebeu medalha pela láurea resultante da Licenciatura em Pedagogia. Por fim, João Batista Freire de M. Filho concluiu o curso de Bacharelado em Teologia como o laureado da turma.

O juramento ficou a cargo de Daniel Moraes, formando em Filosofia, que levou os concluintes à repetição das seguintes palavras: “Prometo, no exercício de minha profissão, cumprir fielmente os deveres funcionais e humanos, e tudo fazer quanto o permitam as minhas forças pela prosperidade e grandeza do Brasil”. Ao fim da repetição sincrônica, o Reitor concedeu o grau aos recém-formados que, entoados, cantaram o Hino de Pernambuco.

Os momentos finais foram marcados pela descontração do componente da mesa, Diego Cabral, que puxou o coro para a composição “Asa Branca”, em homenagem ao centenário de Luiz Gonzaga.