Comissão Própria de Avaliação divulgará resultados de 2013 nesta quarta-feira

A Comissão Própria de Avaliação  (CPA) da Universidade Católica de Pernambuco irá divulgar, nesta quarta-feira (21), às 14h30, no auditório G1, o resultado dos dados da Avaliação 2013. O evento intitulado Autoavaliação na Unicap: observando resultados e construindo significados é voltado para diretores, assessores de centros, coordenadores de cursos, integrantes dos Núcleos Docentes Estruturantes, representantes das pró-reitorias Acadêmica e Comunitária, da Biblioteca, da Tesouraria, da Diretoria de Gestão Escolar, da Ouvidoria, da Coordenação de Tecnologia da Informação, das secretarias de centro, do setor de Intercâmbio, da coordenação do 1º Ciclo, da Diretoria de Recursos Humanos e da Divisão de Programação Acadêmica.

A abertura do Encontro será feita pela Pró-reitora Acadêmica, Profª Drª Aline Grego, que é avaliadora “ad hoc” do Ministério da Educação de Instituições de Ensino Superior. A exposição da CPA contará ainda com resultados quantitativos e qualitativos, além de orientações para o NDE sobre como agir em relação à avaliação interna junto aos professores. É a partir da avaliação que a Universidade passa a se planejar, aperfeiçoando avanços e solucionando reivindicações. Exemplos concretos disso podem ser observados na rotina do campus, a exemplo da climatização das salas de aula, da substituição das carteiras escolares e da aquisição de novos livros para a Biblioteca. “A avaliação é a base do planejamento. Propicia à Universidade olhar para ela mesma e é o que vai permití-la buscar a execução de melhorias”, explica a coordenadora da CPA , professora Conceição Bizerra.

CPA
Comentário de aluno na avaliação interna

A avaliação interna é feita a cada dois anos. Um dos destaques do processo mais recente é o aumento da participação dos professores. Passou de 76,1% em 2011 para 79,5% em 2013. “Podemos considerar que atingimos a meta estabelecida pelo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), que é de 80%”, comemora Conceição.

Os alunos também estão demonstrando interesse em participar da avaliação. Cerca de três mil estudantes aceitaram o convite e, além de preencher os questionários, enviaram comentários subjetivos com críticas e sugestões para o melhoramento da Unicap. “Os alunos fizeram uma avaliação muito boa da Universidade. Em geral ficamos com a nota 4, o que coincide com as avaliações externas”, analisa Conceição.