Reitor da Católica participa como membro da Abruc de encontro com deputados em Brasília

O Reitor da Universidade Católica de Pernambuco, Padre Pedro Rubens, participou ao longo desta quarta-feira (24) de vários encontros com parlamentares federais, em Brasília/DF. Integrante da diretoria da Associação Brasileira das Universidades Comunitárias (Abruc), ele se encontrou, pela manhã, com deputados federais que apóiam o chamado marco regulatório do setor.

O marco regulatório tem o objetivo de estabelecer diretrizes e políticas a respeito do papel das instituições comunitárias de ensino. “É preciso definir melhor este conceito que, embora esteja na Constituição, não é suficientemente claro. É importante termos uma legislação específica porque as universidades comunitárias são tratadas como particulares e não são. Elas também ficam impedidas de firmarem determinados convênios e obterem financiamento público porque não são instituições públicas”, explica Padre Pedro.

O Reitor participou de uma sessão com a bancada de deputados que fazem parte da comissão de Educação da Câmara Federal. O evento contou com a participação do ministro da Educação, Fernando Haddad. Na ocasião, Pernambuco foi representado pelos deputados federais Raul Henry (PMDB) e Paulo Rubem (PDT).

À tarde, Padre Pedro acompanhou o lançamento da Frente Plurisetorial em Defesa da Ciência, Tecnologia e Educação, na Câmara dos Deputados. A bancada suprapartidária é formada por um grupo de parlamentares que discute a inovação deste setor. A solenidade teve a participação do ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, e do presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), o deputado federal Armando Monteiro Neto.