Começa a XV Semana de Estudos Linguísticos e Literários na Unicap

Literatura

Não poderia ter sido mais rico e feliz o encontro entre o linguista Ferdinand de Saussure e o poeta Vinícius de Moraes, promovido na noite desta segunda-feira (6) pelo curso de Letras da Universidade Católica de Pernambuco. A abertura da XV Semana de Estudos Linguísticos e Literários, que este ano tem como tema “Entre signos e poesias: Saussure e Vinícius”, foi uma verdadeira aula. Uma aula daquelas que a gente aprende de verdade e não quer que termine nunca.

LiteraturaA noite, prestigiada pelo Pró-reitor Comunitário, Padre Lúcio Flávio Cirne, começou com a conferência da professora da UFPE Lívia Suassuna. Ela falou sobre o tema “Literatura em sala de aula – algumas reflexões”. A sua apresentação foi focada na pesquisa “Ensino de literatura: representações e práticas”, realizada em duas escolas públicas, sendo uma municipal e outra estadual, com o objetivo de analisar práticas de ensino de literatura brasileira nos níveis fundamental e médio, em conexão com os documentos curriculares oficiais e as orientações atuais da área.

LiteraturaA pesquisa conclui que nem no ensino fundamental nem no médio se promove uma adequada escolarização do texto literário. Mostra também que o papel do leitor enquanto coenunciador é totalmente desprezado, pois não se levam em conta nem seus interesses de leitura nem suas impressões e interpretações acerca do texto estudado. A pesquisa mostra que essa realidade pode ser consequência da combinação de vários fatores, que vão desde as condições sociais em que a escola está inserida até a falta de formação no que se refere aos estudos recentes sobre uma pedagogia significativa para o ensino da literatura. A partir dos indícios da pesquisa, se chega à conclusão que faz-se necessário que haja uma maior ênfase quanto a uma didática do texto literários nos cursos de graduação em Letras no Estado de Pernambuco, bem como um destaque para esse tema nos programas de formação continuada, a fim de superarmos as barreiras do ensino tradicional e do livro didático.

Literatura

Na sequência, a professora Fátima Amaral (CM) fez a palestra “Vinícius de Moraes: o sutil equilíbrio entre o sentimental e o social na palavra do escritor”. Se utilizando de diversos poemas e de músicas apresentadas pela cantora Luiza Fittipaldi e pelo violonista Valdemar Santos, a palestrante mostrou as várias faces e fases de Vinícius e a riqueza de sua obra. A última palestra da noite, mas não menos importante, coube à professora Neuma Costa (IFPE), que abordou “As dicotomias saussurianas e a poética de Vinícius de Moraes”, mostrando os encontros entre o linguista suíço e o poeta brasileiro. A mesa teve a coordenação do professor Robson Telles.

LiteraturaA noite terminou com a apresentação de alunos de Letras declamando poemas de Vinícius de Moraes. O evento prossegue nesta terça e quarta. Confira a programação:

Dia 07/05/2013

17h – Seção de Pôsteres

17h – Comunicações

18h30 – Palestra 2 – Insurgências e ressurgências no pensamento de Ferdinand Saussure – Fanuel Barreto (UNICAP)

19h –  Mesa 1 – Bilinguismo – Entendendo o quê, o porquê e abordando o como Berta Biondi (CBV) e Loredana Almeida-Chiverton (CBV)

20h  – Mesa 2 – Surdez e bilinguismo: tecendo algumas considerações – Jurandir Júnior (UFPE), Sandra Lima (UNICAP), Wanilda Cavalcanti (UNICAP)

Dia 08/05/2013

18h30 – Mesa 3 – Experiência com o PIBID: novas tecnologias digitais como forma de inovação para o ensino de Língua Portuguesa – Aída Lima Aloise, Luzinete de Andrade Ferreira Neta e Priscila Duarte Balbino Moraes (alunas-UNICAP)

19h – Palestra 3 Marketing e semiótica: quando o signo vira marca, o significado é a estratégia – Rafaela Morais (Jornalista – ANCHAN)

19h30 – Palestra 4 – A mulher no discurso poético de Vinícius de Moraes – Eloy Resner (CSM)

20h – A sintaxe na prática: compreendendo e redigindo – apresentação do livro lançado em 20/04/2013 pelo professor Albanio Paulino da Silva.

21h – Encerramento festivo – MPB Unicap