Alunos de Medicina fazem visita ao Hospital Maria Lucinda

image1 (2)Na manhã da última sexta-feira (6), os alunos do primeiro período do curso de Medicina concluíram as atividades da Semana de Acolhimento com a visita ao Hospital Infantil Maria Lucinda. Eles foram recepcionados pela coordenadora de Medicina da Unicap, Erideise Gurgel, e pela equipe do hospital.

O Hospital Maria Lucinda foi um dos escolhidos pela Universidade Católica para firmar parceria. Segundo Erideise Gurgel, era intenção da Universidade se tornar parceira também de hospitais do terceiro setor, ou seja, que não são geridos pelo governo, mas que prestam serviço ao SUS.

Durante a visita, cada um dos profissionais falou sobre o que os alunos podiam esperar da relação Universidade-Hospital. Além de contar a história do Maria Lucinda, cada um dividiu um pouco da própria experiência na profissão, além de dar conselhos aos futuros médicos que estavam presentes.

Arnaldo Almeida, atual presidente da Fundação Manoel da Silva Almeida e bisneto de Manoel Almeida, fundador do Hospital, falou sobre a relação do hospital com a formação de profissionais da área. “O hospital, desde a sua criação, sempre foi uma escola, sempre trabalhou ligado às universidades, sempre foi um centro onde estiveram os maiores e melhores profissionais da Medicina, principalmente aqueles que ensinavam. Hoje nós estamos conseguindo, junto com a Universidade Católica, voltar a este caminho. É uma oportunidade maravilhosa, grandiosa, de o hospital contribuir nessa formação de novos médicos”, disse Almeida.

O urologista Salvador Vilar explicou a ligação que tem com o Maria Lucinda. “Eu comecei a frequentar esse hospital entre o meu terceiro e quarto ano de Medicina, e eu tenho 45 anos de formado, então vocês imaginam há quanto tempo eu faço parte desse hospital! Meus primeiros passos foram aqui, e meus últimos passos certamente também serão”, falou. Dr. Salvador, que alertou os alunos sobre as dificuldades da profissão que eles escolheram para exercer, entre elas a necessidade de estudo contínuo e o sacrifício do tempo, mas também afirmou que é uma carreira extremamente recompensadora.

Depois, foi a vez do urologista e Diretor Médico, André Akel de Araújo, falar aos alunos. Segundo ele, o Hospital Maria Lucinda está, atualmente, com dois programas de residência médica: de pediatria, coordenado pela Dra. Catarina, e de clínica médica, chefiado pela Dra. Fabiana.

image3Após a recepção, os alunos foram levados às diversas áreas do hospital, podendo assim conhecer e se familiarizar com o futuro ambiente de aprendizado. O percurso da turma foi o seguinte: Posto de Enfermagem, Sala de Gesso, Sala de Observação, Sala de Ortopedia, Sala de Equipamentos, Sala de Raio-X, Unidade de Tratamento de Cálculo Renal, Centro de Esterilização de Materiais (CME), Enfermagem, Ala Dr. Arthur Coutinho, Ala Lybia Queiroz Albuquerque Maranhão, UTI, Ambulatório Irmã Antoinette, e as demais enfermarias. Em cada área, recebiam explanações do Dr. André.

Para o aluno Fernando de Oliveira, de 17 anos, a experiência foi valiosa. “Eu gostei muito da estrutura (do hospital), que é altamente moderna. Também gostei da palestra e estou muito feliz pela Católica ter escolhido esse hospital para nós, alunos do curso de Medicina, podermos atuar”.