Começa o I Congresso Nacional de Ciências Biológicas da Unicap

Fotos: Marina Maranhão

Na manhã de segunda-feira (7), o I Congresso Nacional de Ciências Biológicas (I CONABIO), que tem como presidente a Profa. Dra. Bereneuza Brasileiro e como vice-presidente a Profª Drª Goretti Sônia Silva, teve início com a realização de minicursos.

Promovido pelo curso de Ciências Biológicas, o evento tem como tema central “Biodiversidade e Floresta: desafios e perspectivas” e tem como objetivo a integração de profissionais, pesquisadores e estudantes de pós-graduação e de graduação para difundir inesquecíveis momentos onde se fazem os contatos, se partilham as experiências e se decidem novos rumos.

Um dos minicursos de hoje (7) foi o de “Conservação da diversidade da caatinga por meio florestal sustentado”, ministrado pela engenheira florestal, Profª Draª Caroline Almeida Souza, do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo – IPT e Centro de Tecnologia de Recursos Florestais; a geógrafa, Profª Drª Débora Coelho Moura, da Universidade Federal de Campina Grande – UFCG;  o engenheiro agrônomo Enrique Mario Riegelhaupt, consultor da Rede Mexicana de Bioenergía – México; a bióloga Paola Alejandra Bacalini, Profª Drª da Universidad Buenos Aires – Argentina; e o
engenheiro florestal Frans Germain Corneel Pareyn, da Associação Plantas do Nordeste – APNE.

O minicurso abordou a demanda de produtos florestais e o uso da terra florestal; a estruturação de Planos de Manejo Florestal visando a produção e a conservação; a seleção e a designação de APPs e RLs; objetivos, critérios e práticas de conservação da biodiversidade nas áreas exploráveis, além da avaliação de impactos sobre a biodiversidade vegetal e animal. O curso teve carga-horária de 12 horas.