Começa nesta terça-feira minicurso sobre a pós-modernidade em Walter Benjamin

O Instituto Humanitas Unicap vai promover, nos dias 6, 7 e 8 de abril, no auditório do Centro de Teologia e Ciências Humanas da Católica, o minicurso “A pós-modernidade em Walter Benjamim”.
As aulas serão ministradas pela mestre em Psicologia Clínica pela Universidade Católica de Pernambuco e professora do Esuda Luísa Manjorani Cardoso, das 14h às 17h. As inscrições podem ser feitas pelo www.unicap.br/ihu. A taxa é de R$ 30. Mais informações pelo fone 2119.4010.

Quem foi Walter Benjamin

Foi um ensaísta, crítico literário, tradutor, filósofo e sociólogo judeu alemão. Associado à Escola de Frankfurt  e à Teoria Crítica, foi fortemente inspirado tanto por autores marxistas, como Georg Lukács e Bertold Brecht, como pelo místico judeu Gerschom Scholem. Conhecedor profundo da língua e cultura francesas, traduziu para o alemão importantes obras como Quadros Parisienses de Charles Baudelaire e Em Busca do Tempo Perdido de Marcel Proust. O seu trabalho, combinando ideias aparentemente antagônicas do idealismo alemão, do materialismo dialético e do misticismo judaico, constitui uma contribuição original para a teoria estética. Entre as suas obras mais conhecidas estão A Obra de Arte na Era da Sua Reprodutibilidade Técnica (1936), Teses Sobre o Conceito de História (1940) e a monumental e inacabada Paris, Capital do século XIX.