Reitor da Católica e Diretor do CTCH assinam capítulo em livro sobre democracia e igreja

O Reitor da Universidade Católica de Pernambuco, Padre Pedro Rubens, e o diretor do Centro de Teologia e Ciências Humanas (CTCH), Degislando Nóbrega, lançaram na última sexta-feira (21) o livro Democracia, igreja e cidadania. Eles escreveram o último capítulo da obra, o qual se chama Raízes teológicas da democracia.

O livro foi organizado pelo sociólogo Ivo Lesbaupin, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e pelo Padre José Ernanne Pinheiro, ligado à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O trabalho é fruto de seminários promovidos pelo Centro Nacional de Fé e Política Dom Helder Câmara.

O lançamento aconteceu na livraria SBS da Unicap, onde estiveram presentes alunos, funcionários e professores. Padre Pedro e o professor Degislando receberam os cumprimentos ao som do sax de Genilson Pontes e do violão de Percy Marques, ambos músicos do conjunto Wave, da Unicap.

“A democracia precisa de uma base teológica?” Segundo o Padre Pedro Rubens, essa é a questão que o capítulo pretende responder. Ele lembra que historicamente há um encontro entre as duas ideias. O texto é dividido em subtemas que discutem, entre outros assuntos, os modelos democráticos, vocação e o homem como imagem e semelhança de Deus.

O livro Democracia, igreja e cidadania pode ser encontrado na livraria SBS da Católica, que fica no térreo do Bloco A.