Começa a Semana dos Calouros de Direito da Universidade Católica de Pernambuco

Na noite desta segunda-feira (12), foi dado início à Semana dos Calouros de Direito da Universidade Católica de Pernambuco. O primeiro dia do evento, que está sendo promovido pelo Diretório Acadêmico do curso de Direito, teve como tema: “Consegui meu diploma, e ai? – Educação e profissões jurídicas”. Os calouros puderam ouvir profissionais de várias áreas para entender um pouco mais sobre os caminhos que poderão traçar depois de formados. Para isto, estavam presentes o promotor de Direitos Humanos do Ministério Público de Pernambuco, Westei Conde; o professor da Unicap, juiz de Direito e membro da Associação de Juízes para a Democracia (AJD), José Viana Ulisses; o defensor público da União, André Carneiro Leão; e a bacharel em Direito e membro do Coletivo Muda Direito, Carla Guareschi.

O promotor de Direitos Humanos falou sobre sua carreira e deixou um recado aos calouros: “Não importa a que caminho vocês se agarrem, mas lembrem sempre do compromisso ético com a sociedade”. A advogada Carla Guareschi, segunda a falar, contou que está vivendo a situação de “o que fazer agora depois de formada” há apenas dois meses, mas que sua vontade sempre foi seguir a advocacia. Outro ponto levantado por Carla foi o caminho que é importante para o estudante seguir quando estiver dentro da Universidade: “Quando você ingressa na Universidade existem três pilares oferecidos que são fundamentais na formação dos profissionais. O ensino, a pesquisa e a extensão. Usem esses três pilares, não se limitem aos muros da Universidade. Não levem essa oportunidade como uma dinâmica de colégio. Vejam, escutem, falem, vivenciem a Universidade”, frisou Carla.

O professor José Viana aproveitou o seu espaço para, além de reafirmar o que os outros colegas já tinham dito, explicar um pouco da sua visão sobre as leis do nosso país: “Se você pegar a Constituição brasileira e ver todas as possibilidades e direitos garantidos pela Carta Magna, vai dizer que realmente é uma Constituição fantástica. Até os marcianos irão querer morar neste país. Mas entre a forma e a realidade existe um caminho muito grande a ser percorrido”. Assim como José Viana, o defensor público André Carneiro Leão falou que acreditava que “o Direito pode ser usado de duas formas. Para a opressão ou para a mudança”, e é através dele que, para André, é dada a manutenção do Status Quo, expressão latina que designa o estado atual das coisas. O defensor contou ainda que até se formar não conhecia o que faz um profissional atual com o que hoje é sua função: “Muitas pessoas não conhecem a Defensoria Pública da União. A Defensoria é uma assistência jurídica e não judicial, que seria uma garantia de acesso ao Poder Judiciário. (…) Meu papel é dar empoderamento efetivo ao povo, para compensar um pouco a balança. Garantindo ao povo os seus direitos, que são muitas vezes negados até pelo próprio Estado”, explicou André.

Para encerrar a noite, o microfone foi aberto à plateia repleta de alunos novatos, para que pudessem esclarecer as dúvidas que ainda restavam.