Começa a 4ª turma da Especialização em Gestão Educacional

A Universidade Católica de Pernambuco realizou na noite da sexta-feira (8), no anfiteatro do 3º andar do bloco G4, a aula inaugural da 4ª turma da Especialização em Gestão Educacional. Na ocasião, estavam presentes a coordenadora do curso de Pedagogia, professora Elba Leicht; a coordenadora do curso, professora Fernanda Griz; as professoras Conceição Bizerra (Católica), Yara Heliodoro (Católica), Telma Panerai (UFPE), Eliete Santiago (UFPE) e Margareth Zaponi (Secretaria de Educação do Estado); os alunos da especialização e os alunos de Pedagogia.

A procura pelo curso foi grande. Foram 75 candidatos inscritos. Destes, 35 foram selecionados. O curso destina-se à formação de gestores educacionais, para atuar no espaço da escola, nos sistemas não formais e nas secretarias de educação municipal e estadual.

A professora Elba Leicht deu início à solenidade cumprimentando os presentes e falou sobre gestão. “Nos dias de hoje observa-se a necessidade de ter um novo perfil do gestor educacional. Para isso, temos que repensar alguns fundamentos da educação e rever alguns conceitos sobre ela. Temos que quebrar paradigmas. Infelizmente, essa quebra de paradigma nem sempre ocorre, porque a sua necessidade não é acompanhada da visão e correspondente capacidade dos gestores. Eles preferem manter a desestrutura, os grandes currículos, a mesma filosofia e os mesmos processos a correr o risco de buscar caminhos de construção de uma sociedade mais ética e mais libertadora. É preciso ter clareza de que para um bom desempenho é necessário traçar estratégias na qual possa dar subsídios ao que a instituição espera de cada gestor. Construir objetivos coletivamente, desenvolver projetos de formação continuada, sem ter um ambiente de promoção, a não ser o viver, conhecer e o fazer.”

“Numa gestão, as mudanças são visíveis no que diz respeito às práticas educacionais. As escolas globalizadas dão aos professores liberdade para levar os alunos a construir o conhecimento e mostrarem suas diferenças. Alunos envolvidos com a escola têm um futuro promissor; pais preocupados com a escola são futuros colaboradores para a educação e sociedade envolvida com educação resulta em um país desenvolvido em educação. Então, nessa perspectiva é que a gente está trazendo um curso onde as coisas sejam discutidas e colocadas, onde a gestão é uma proposta de crescimento e de construção coletiva”, concluiu a professora Elba.

Em seguida, a coordenadora da Especialização em Gestão Educacional, professora Fernanda Griz, apresentou aos alunos informações sobre o curso. “O curso está previsto para concluir as disciplinas teóricas no final de março e início de abril de 2012. A partir daí, teremos o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) até julho de 2012. E aí a gente vai poder avaliar se essa caminhada nos levou ao ponto de chegada. Se a gente conseguiu crescer juntos, construir juntos, alunos e professores. Vocês vão ter acesso a uma biblioteca muito boa, todo um suporte de tecnologia que vocês possam buscar as informações que precisarem e a convivência onde iremos aprender juntos”, concluiu professora Fernanda.

Após a apresentação da professora Fernanda Griz, a professora Conceição Bizerra, que leciona a primeira disciplina do curso, Gestão da Educação, deu início à aula inaugural.

O Boletim Unicap entrevistou alguns participantes sobre o curso. Acompanhe.

Professora Fernanda Griz, coordenadora da Especialização em Gestão Educacional. “O nosso curso tem alguns aspectos importantes, que estão no contexto, que a gente está tratando a gestão como uma questão que tem múltiplas dimensões, como política, administração, finanças, marketing, inclusive na parte de planejamento, como também gestão de pessoas. A gente vai ter um seminário, que é uma parte integrante da programação, sobre gestão de conflito. Tudo dentro da discussão contemporânea da gestão.”

Péricles Alves de Araújo Júnior, ex-aluno de Pedagogia da Católica. “A minha expectativa em relação ao curso é de ampliar minha atuação no mercado de trabalho. A gestão abre um leque bem maior de possibilidades no segmento da educação. Com certeza, o curso vai contribuir para meu aprendizado profissional. A grade do curso tem disciplinas específicas como a gestão administrativa e financeira e gestão de pessoas. Conhecimentos que fazem a diferença para um profissional de educação.”

Alice Claudino dos Santos, ex-aluna de Pedagogia da Católica e estagiária da Coordenação Pedagógica do Fé e Alegria. “A minha expectativa é de expandir os conhecimentos e desempenhar tudo que irei aprender durante o curso, na área profissional e, assim, me realizar como profissional. Eu vejo o curso como um curso bom que eu posso desenvolver na área de gestão, na área de coordenação, supervisão, direção. Então, eu acho que é um curso importante para quem quer atuar com educação.”