Começa a 34ª Semana de Filosofia da Católica

Prof. Zeferino (no meio) e os alunos Renato Batista e Raimundo Souza, do quinto período de Filosofia na Unicap.

Teve início na noite desta segunda-feira (23), no auditório G1 do bloco G, a 34ª Semana de Filosofia, que na edição deste ano homenageia os 70 anos da Universidade Católica de Pernambuco e tem como tema: Antropologia Filosófica – Hermenêuticas Possíveis do Homem Contemporâneo. A abertura oficial foi feita pelo Reitor da Universidade, o Prof. Dr. Padre Pedro Rubens, que deu as boas-vindas a todos os presentes, por meio de um vídeo. “Convocamos os filósofos, amantes da sabedoria, estudantes, professores e pesquisadores a pautar as grandes questões, poder abrir novas perspectivas para a humanidade. Brindar juntos a história, dentro de um colóquio que as ideias vão se encontrar, dialogar ou debater”, frisou.

A conferência inaugural ficou por contra do Prof. Dr. Zeferino Rocha, que abordou o cuidado como forma de estruturar o ser humano. “O objetivo da exposição foi refletir sobre a função estruturante do cuidado, e dela tirar alguns subsídios que nos ajudem a melhor compreender o que sustenta e humaniza o trabalho dos filósofos, os ‘terapeutas da alma’, como diria Sócrates”, ressaltou. Zeferino também destacou que o cuidado é fundamental na constituição do ser humano e não deve ser tratado como obrigação, mas como prazer.

A 34ª Semana de Filosofia, parceria do Instituto Humanitas com o curso de filosofia da Unicap,  continua até o dia 27/09. Para mais informações, acesse: http://www.unicap.br/ihu/?p=4772