Começa a 1ª Semana de Direito e Processo do Trabalho da Unicap

Fotos: Angélica Zenith

A Universidade Católica de Pernambuco deu início, na manhã desta terça-feira (6), no anfiteatro do bloco G4, à 1ª Semana de Direito e Processo do Trabalho.  O evento, que segue até o dia 8, é coordenado pela Profª Drª Juliana Teixeira Esteves e pelo Prof. Amaro Clementino e reúne juristas e profissionais do Direito Trabalhista. Estavam presentes à abertura do encontro os docentes da Católica Marcílio Florêncio, Fábio Túlio (presidente da Academia Pernambucana do Trabalho), José Soares Filho e Marcos Calheiros. A Semana do Direito e Processo do Trabalho está sendo realizada em parceria com Fábio Túlio Barroso Advocacia, Café Miró e Academia Pernambucana de Direito do Trabalho (APDT).

“A partir de conversas informais nos intervalos das aulas, eu e os outros professores conversamos sobre a importância da Universidade Católica promover um evento como esse. Nosso objetivo é esclarecer as principais questões sobre o Direito do Trabalho”, ressaltou o professor Amaro Clementino, que fez uma breve apresentação sobre o encontro antes da palestra sobre A Abordagem Individual e Constitucional do Direito do Trabalho.

O que é fraude? Como se caracteriza? De que forma ocorre? A professora da Católica e doutora em Direito do Trabalho, Juliana Teixeira, ficou encarregada de esclarecer todos os pontos referentes a esses questionamentos. Juliana também utilizou a sua experiência como advogada para tirar as principais dúvidas dos estudantes.

Já o juiz do Trabalho e também professor da Unicap, Sérgio Torres, utilizou a nova lei de aviso prévio como tema principal de sua apresentação. “Esse é um assunto muito interessante. Já tive a oportunidade de realizar palestra sobre isso na OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), no ano passado. Esse tema traz interpretações antagônicas, destacou o magistrado.

Depois das apresentações, os participantes tiveram a oportunidade de questionar e debater com os professores. A sala estava lotada. Além dos alunos da Unicap, vários estudantes de outras instituições participaram do momento de formação. Como é o caso de Isabelly Natallly, 17, que faz o 1° período de Direto na Estácio FIR. “Eu acabei de iniciar meu curso, mas já tenho consciência que isso fará uma diferença enorme na minha formação. Os palestrantes têm muita experiência”, destacou Isabelly.

Rebeca Portela

“A gente acaba conhecendo coisas novas que não aprendemos nas aulas. Com certeza, é um momento de formação importantíssimo para os estudantes”, frisou Rebeca Portela, 22, aluna do 9° período do curso de Direito da Católica.

Para a coordenadora do curso de Direito da Universidade, professora Maria Luiza Ramos Santos, o evento serve também como ponta-pé inicial de uma série de encontros que a coordenação vai promover. “Vamos discutir vários temas ligados a essa área do trabalho; e vocês devem aproveitar, porque os professores que vão palestrar, além de teóricos, são militantes. Essa é uma excelente oportunidade para tirar dúvidas”, reiterou Maria Luiza.

Confira a programação dos demais dias do evento: Direito Processual do Trabalho (dia 7, das 9h às 12h30); Aspectos Coletivos da Relação do Trabalho (dia 7, das 19h às 21h); e Abordagem Empírica do Direito Processual do Trabalho (dia 8, das 9h às 12h30).

One Comment