Boletim Unicap

Colóquio Inaciano debate exercícios espirituais na pós-modernidade

_MG_1371
Fotos: Gustavo Gloria

Os exercícios espirituais na pós-modernidade marcaram a abertura dos Colóquios Inacianos realizada na tarde de hoje (14) no auditório G1. O palestrante foi o Prof. Dr. Pe. Alfredo Sampaio.  O docente da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro estabeleceu uma relação entre os dois aspectos.

De acordo com o jesuíta, a pós-modernidade pode ser representada por grandes lutas em busca da igualdade e isso se reflete na espiritualidade. Por outro lado, a experiência Inaciana, por meio de retiros com exercícios espirituais, pode contribuir para superar os atuais desafios existenciais da humanidade a partir dos questionamentos ‘qual o fundamento da minha vida?’ e ‘o que Deus quer pra mim?’

_MG_1357Durante a explanação, Padre Alfredo colocou um ponto da Espiritualidade Inaciana para cada desafio do mundo pós-moderno. Entre eles a relação Dispersão x Valor da Interioridade.  “As pessoas vivem milhões de experiências, mas não sentem nenhuma delas. Um exemplo disso é o Facebook. Hoje completo 54 anos. Muita gente está mandando mensagens de aniversário. Isso só importa hoje porque amanhã já não importa mais. Quando falamos do Valor da Interioridade não significa dizer que devemos nos fechar  sobre si mesmos, mas é importante reagir aos movimentos do mundo de hoje”.

Ao abordar a Globalização, Padre Alfredo destacou a Busca da Universalidade ressaltando o critério apostólico inaciano de que “aquilo que é mais universal é mais divino”.  Um outro tema que o jesuíta mencionou foi a relação Individualismo x Diakonia nas Relações. “O individualismo é um fenômeno ambíguo e complexo. Para enfrentá-lo  é preciso olhar para o outro. O serviço que presto para o outro vai fazer descobrir o sentido da minha vida”, detalhou.

_MG_1377Um outro aspecto bastante presente nas economias de mercado, principalmente no Ocidente, também foi explicado pelo Padre Alfredo: Os Prisioneiros do Consumismo x Uso ordenado das coisas. “Este é um aprendizado pouco a pouco: o de identificar as prioridades – a necessidade de discernimento”.

Um dos últimos itens abordados pelo Padre Alfredo estabeleceu relação entre a Mediocridade x Não se contentar com o mínimo do mínimo. “É preciso buscar sempre o sentido da gratidão e da generosidade, como amar mais e servir mais meus irmãos?”, indagou o jesuíta.

print

Compartilhe:

Deixe um comentário