Clínica Escola Corpore Sano inaugura novos laboratórios

Os novos laboratórios de Pilates, Dor e Reabilitação Aquática para hipertensos e diabéticos da Clínica Escola Corpore Sano, vinculada aos cursos de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Universidade Católica de Pernambuco, foram inaugurados nesta terça-feira (20).

Demonstração da hidroterapia aquática

A solenidade de inauguração contou com as presenças do Reitor, Padre Pedro Rubens, dos pró-reitores Comunitário, Padre Lúcio Flávio Cirne; Administrativo, Luciano Pinheiro; e Acadêmico, Aline Grego; a responsável pelo projeto, Maria Gorete Ferandes; coordenadora da clínica Corpore Sano, Márcia Rejane martins Oliveira,  além de gestores, professores e alunos da Católica, sobretudo dos cursos de Fisioterapia e Terapia Ocupacional.

Antes de dar início à festividade, estudantes de Fisioterapia juntamente com o professor Rogério Antunes mostraram a todos os presentes como funciona a hidroterapia aquática (modalidade da fisioterapia que utiliza a água como meio de tratamento). Em seguida, o diretor do Centro de Ciências Biológicas e Saúde (CCBS), professor Aranildo Lima, disse algumas palavras de agradecimento. “Nesta tarde, estamos todos felizes pela realização desse projeto. Agradeço a todos que fizeram o nosso sonho virar realidade”, ressaltou.

Após as palavras do professor Aranildo, o Padre Pedro Rubens declamou um poema de Fernando Pessoa e falou do que espera dos novos laboratórios. “A esperança é que os laboratórios sirvam para que todos nós possamos tomar mais cuidado com a nossa vida. Assim, quando cuidamos do outro é a melhor forma de cuidar de nós mesmos”, afirmou.

Depois da inauguração, aconteceu uma apresentação do grupo Oxirá Xambá em homenagem ao Dia da Consciência Negra. Em seguida, os presentes foram convidados a visitar os espaços destinados para o tratamento da dor e a prática de Pilates.

Studio Pilates

As atividades serão desenvolvidas obedecendo a uma hierarquia de exercícios dinâmicos, desde os mais simples aos mais complexos, tornando a prática motivante e desafiadora. Os exercícios podem ser realizados em solo, com acessórios ou em aparelhos.

O Pilates proporciona controle postural, força, flexibilidade, equilíbrio muscular, consciência e percepção do movimento corporal, respeitando a singularidade e os limites de cada praticante com um programa de exercícios indivualizados.

Tratamento para Dor

Na Corpore Sano, o tratamento para a dor será realizado num ambiente climatizado e aconchegante, idealizado de acordo com os estudos da cromoterapia  e da aromaterapia. Trata-se de um serviço especializado em promover bem-estar  e alívio da dor física, através de diversos métodos e técnicas terapêuticas. O tratamento é desenvolvido após avaliação inicial realizada pelo fisioterapeuta, que determinará a conduta terapêutica a ser adotada. O alívio da dor é o objetivo principal do tratamento.

Hidroterapia para diabéticos e hipertensos

O tratamento é desenvolvido após avaliação inicial realizada pelo fisioterapeuta, que determinará a conduta a ser adotada por meio de sessões terapêuticas. Serão realizados exercícios assistidos, ativos e/ou resistidos, movimentos passivos, alongamentos e relaxamentos, dependendo das necessidades e queixas individuais do paciente.

A hidroterapia apresenta uma série de vantagens, que leva o paciente diabético a se adaptar muito bem à essa prática. É uma terapia muito agradável, que não gera sobrecarga nas articulações e permite um trabalho muscular global.

Os interessados nos tratamentos oferecidos pela Corpore Sano devem ligar pra os telefones 2119.4482 ou 2119.4490.