Cine-Filosofia gera boas reflexões

Por Tifanny Valente

Na quinta-feira passada (18), teve início  o Cine-Filosofia, coordenado pelo professor Ricardo Pinho. A proposta do evento é colocar a Filosofia na perspectiva de diálogo com a arte, principalmente do cinema.

O filme escolhido para abrir o evento foi Sócrates, às 15h30, por ser bem direcionado à filosofia, e por ser um grande nome da história filosófica. Além do professor Ricardo Pinho, o evento também teve a colaboração da professora de filosofia Martha Perrusi.

Às 18h30, a turma teve a oportunidade de assistir a Blade Runner (O caçador de Andróides), que teve como proposta debater a questão sociopolítica  e a ética abordadas no filme.

Durante o debate do segundo filme, os alunos se mostraram bem interessados. Os assuntos levantados por eles foram a escravidão do medo, a emoção versus a razão, o ato da liberdade e a impotência, a escravidão enquanto instituição, a humanização (com uma frase citada no filme “eu penso, logo existo”), origem (o que somos), a destinação, a temporalidade (aquilo que sou tem fim). O evento terminou às 21h30, repleto de opiniões, ideias e reflexões compartilhadas.