Centro de Ciências e Tecnologia é atração para os inscritos no quarto dia do Católica In

DSCN3791 Dando continuidade à programação da sexta edição do Católica In, esta quinta-feira (23) contou com a apresentação do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT). Os alunos das diversas escolas presentes puderam conhecer e esclarecer dúvidas sobre os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação, Engenharias Ambiental, Química e Civil, além das licenciaturas em Química, Física e Matemática.

Como nos dias anteriores, a abertura do evento foi realizada no auditório G2 da Universidade, contando com a palavra de  boas-vindas da coordenadora do Católica In, Verônica Brayner. Verônica explicou um pouco o funcionamento e intenção do evento, que teve a presença de alunos de outras cidades além do Recife, como os alunos do Colégio Damas de Garanhuns. Logo após a palavra da coordenadora, o professor do curso de Fisioterapia Natanael Arruda contagiou os estudantes com a sua apresentação chamada AeroBode.DSCN3796

Após a breve abertura, os estudantes foram encaminhados para as atividades de mais uma tarde. A oficina do curso de Arquitetura, ministrada pelas alunas do 5° período Maria Eduarda e Rafaela Paes, apresentou um pouco das atribuições do arquiteto na análise do vento, da iluminação e do som através da parte prática do processo. Já o curso de Engenharia Civil ofereceu oficinas sobre o papel do laboratório no controle de qualidade, a topografia no mundo da Engenharia Civil e o uso e aplicações do AutoCad 3D na Engenharia. Os professores explicaram para os presentes um pouco sobre o papel do engenheiro, a possibilidade de se trabalhar em diversas áreas quando se escolhe um curso de Engenharia, o por quê de se escolher o curso e abordaram a questão do mercado de trabalho.

A oficina do curso de Matemática surpreendeu os inscritos mostrando a profissão de uma forma dinâmica e divertida. Kleivson Ricardo, coordenador de matemática do Espaço Ciência, e a professora do Liceu Nóbrega Luzia Pontes abordaram o tema Poliedros. Juntos, ajudaram os alunos a construir dois sólidos com palitos de churrasco, garrotes cirúrgicos e muita criatividade. A oficina de Física também deixou os participantes empolgados, através de experimentos com alguns temas como frequências, ondas sonoras, descargas elétricas e fluxo de carga.DSCN3802

Os cursos de Engenharia Ambiental, Engenharia Química e Licenciatura em Química promoveram juntos  um encontro ministrado pelo  professor Wagner Eustáquio, com o objetivo de debater o tema: “O desafio de Suape e a contribuição dos engenheiros e licenciados para o mercado de trabalho”. Os alunos ainda puderam visitar os laboratórios de Controle de Processos e Química Geral da Universidade. Já o curso de Ciência da Computação introduziu os participantes à programação de computadores e apresentou como anda o mercado de trabalho de Tecnologia da Informação na cidade do Recife.

Amanhã (24), é a vez do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) e do Centro de Teologia e Ciências Humanas (CTCH) participarem do Católica In.

CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS  – 24/05/2013

Cursos Oficina/Palestra
Direito Júri simulado
O mundo virtual afasta ou aproxima as pessoas?
Conheça a “Lei Mª da Penha” (violência doméstica)
Por que fazer Direito

CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS  – 24/05/2013

Cursos Oficina/Palestra
Filosofia A Filosofia e a dimensão lúdica
História História e  Cultura
Letras Desenvolvendo as competências do ENEM
Pedagogia O pedagogo e seu papel na sociedade hoje
Teologia Uma ciência de DEUS?

Para mais informações, acesse: http://www.unicap.br/catolicain/blog/